Faz parte da rotina do advogado escrever vários documentos com a mesma estrutura, mas com conteúdo adaptado para cada processo. Um exemplo é uma petição inicial que, apesar de ser ajustada para cada situação, segue uma ordem padrão com alguns requisitos obrigatórios.

Otimize seu tempo com os modelos de documento

Com a funcionalidade do Documento padrão é possível criar modelos de documentos - petição inicial, recibos, procuração, antecipação de tutela e etc - e adicionar neles campos com informações do seu escritório, processo e cliente. Ao associar o modelo a um processo, esses campos serão preenchidos automaticamente e você só precisará acrescentar o conteúdo necessário para adequá-lo.

Veja a seguir o passo-a-passo como criar um modelo:

1. Clique no botão Administração, cujo ícone é uma engrenagem e está localizado no canto superior direito da tela do Astrea.

2. Clique na opção Modelos de documento.

3. Na tela de Modelos de documento, clique no botão Adicionar modelo.

4. A tela para criar um novo modelo de documento será exibida.

5. Digite o nome do modelo no campo Título do modelo.

6. Digite o conteúdo do modelo na área em branco ou copie de um documento pronto.

7. Você pode inserir campos variáveis, cujo conteúdo do documento será substituído pelas informações do escritório, do processo ou cliente vinculado ao documento criado. 

 8. Para inserir esses campos clique na caixa de seleção correspondente às informações que deseja inserir. Selecione o campo e em seguida clique na posição do documento onde ele deverá ser inserido. 

9. Você pode inserir a logo do escritório selecionando uma imagem de sua preferencia. Para isso clique no ícone de 'Inserir imagem'. 

10. Selecione a imagem que deseja inserir e clique em salvar.

11. A imagem será inserida no modelo. Você pode ampliar ou diminuir o tamanho da imagem para que fique de acordo com o cabeçalho que você deseja montar no seu documento.

12. Se desejar, você pode inserir mais imagens ao modelo de documento repetindo os passos mencionados acima.

13. O modelo de documento pronto terá a seguinte aparência:

14. Para finalizar clique no botão Salvar. Observe que o novo modelo criado será exibido na lista de modelos de documento e estará disponível para ser utilizado na criação de um ‘Documento padrão’.

Veja também como adicionar documentos no seu Astrea.

Encontrou sua resposta?