A função  de emissão de faturas pode ser utilizada para agrupar as lançamentos realizados para um determinado cliente e gerar uma fatura, que pode ser impressa ou enviada via e-mail.

IMPORTANTE

A emissão da fatura não é requisito obrigatório para a gestão de entradas e saídas de valores no módulo financeiro, mas um recurso a fim de auxiliar a gestão de contas e gerar um documento para o seu cliente.

Para emitir uma fatura siga passo-a-passo:

1. Acessando o módulo financeiro, clique no menu ‘Faturas’ e em ‘A Faturar’:

2. Nessa tela são listados todos os clientes que possuem itens a faturar. Clique no nome do cliente para o qual deseja emitir uma fatura:

3. Todos os itens lançados no Astrea para este cliente e que ainda não foram faturados anteriormente e nem marcados como recebidos na aba de lançamentos, serão mostrados nesta tela. Preencha as informações como a data de vencimento da fatura, a conta na qual você receberá o pagamento do seu cliente, o centro de custo e a  categoria desses lançamentos. Por fim, selecione os itens a serem incluídos na fatura.

DICA

É possível também colocar uma observação. Essa opção pode ser usada para inserir os dados para depósito bancário.

4. Ao clicar no botão ‘Montar Fatura‘, o sistema mostrará um aviso para a confirmação das informações:

5. Após a confirmação, o sistema irá gerar um arquivo no formato PDF da fatura que você emitiu. Você poderá imprimir ou enviar por e-mail ao seu cliente.

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