Advogados que prestam serviços para empresas e pessoas jurídicas muitas vezes precisam descontar impostos dos honorários cobrados. Pensando nisso, desenvolvemos novas regras para desconto de impostos para Pessoa Jurídica optante ou não pelo Simples Nacional.

Veja como funcionam as novas regras e como configurar o sistema para aplicar corretamente os impostos sobre honorários e faturas lançados na Astrea.

Configuração dos impostos 

Para que ocorra o desconto correto dos impostos, você deverá configurá-los na área administrativa do Astrea. 

1. Para isso acesse 'Administração - Dados do Escritório' e clique em 'Editar'.

2. Cadastre os impostos que serão aplicados clicando em 'Adicionar imposto'.

3. Preencha o nome do imposto, o percentual de desconto e o valor mínimo de retenção.

4. Você também deve indicar se o imposto é optante pelo Simples Nacional.

5. Ao final, clique em 'Salvar'.

IMPORTANTE

Quando o cliente for 'Pessoa Jurídica' (PJ) e optante pelo Simples Nacional, só deverão ser descontados impostos marcados como Simples Nacional. Se o cliente for Pessoa Jurídica e não optante, o sistema descontará todos os impostos que não estão marcados como Simples Nacional. Portanto, se você atende pessoas jurídicas que são optantes e não optantes, o ideal é que você cadastre o imposto marcando como simples nacional e outro como não sendo. Além de configurar corretamente no cadastro do contato conforme indicado acima.

Configuração dos clientes com perfil Pessoa Jurídica (PJ).

A aplicação e desconto dos impostos sobre os honorários valem apenas para clientes indicados como Pessoa Jurídica.Para aplicar corretamente os impostos, você deverá editar o perfil do cliente, selecionar a opção 'Pessoa jurídica' e indicar na aba 'Documentação' se o cliente é optante pelo 'Simples Nacional' se for o caso.

Lançamento de Honorários 

Após configurar os impostos na área Administrativa e o cadastro dos clientes 'Pessoa Jurídica', você poderá lançar os honorários e faturas com o desconto de impostos.

Os honorários podem ser lançados na área de Faturamento que você acessa tanto pela área de trabalho quando pela ficha do processo (ou caso) ou diretamente no Financeiro, lançando entradas do tipo Honorários.

Ao lançar os honorários através do Faturamento, o sistema mostrará o valor combinado e o valor real (já com a dedução de impostos aplicados) como mostra a imagem abaixo:

Ao lançar os honorários através do Financeiro, o sistema mostrará o valor líquido (com desconto) e o valor dos impostos que foram descontados.

O saldo final apresentado na tela de lançamento do Financeiro será dos valores reais, já com os descontos de impostos aplicados (valor líquido). Dessa forma você poderá manter o maior controle sobre os valores a receber. Isso também será refletido no seu Fluxo de caixa. 

IMPORTANTE

Se você já possui lançamentos de honorários na sua conta Astrea para pessoas Júridicas e deseja descontar os impostos, basta editar os lançamentos e o sistema irá recalcular o valor do honorário lançado (apenas aqueles não marcados como recebidos). 

Lançamento de Faturas

Nas faturas lançadas para clientes PJ também serão apresentadas as devidas deduções de impostos sobre os honorários.

IMPORTANTE

A dedução só é válida e será aplicada para clientes com o perfil Pessoa Jurídica (PJ) e se realizadas as configurações necessárias.

Clientes com o perfil Pessoa Física não terão dedução de impostos. Nesse caso, o sistema mostrará o valor bruto (honorário combinado) e a informação 'Isento de impostos'.

Na tela de lançamentos. os honorários lançados para pessoa física também mostram a informação 'isento de impostos'.

Encontrou sua resposta?