Para que o módulo financeiro funcione corretamente é necessário cadastrar algumas informações prévias como as ‘categorias’, ‘centros de custo’ e ‘contas’ do seu escritório. Além disso, se você possuir mais usuários na sua conta Astrea, você pode editar e restringir o acesso ao módulo financeiro.

Para auxiliá-lo no cadastro das informações sugerimos ler o artigo sobre conceitos dos termos utilizados no módulo financeiro.

Veja agora o passo a passo para cadastrar as informações:

Acesso ao módulo Financeiro

Todos os usuários que possuíam acesso a antigo ‘Faturamento’ possuem acesso ao Módulo Financeiro. Caso haja necessidade, o acesso pode ser restringido.

Para isso, basta clicar em ‘Administração’ localizado no canto superior direito do Astrea e em seguida selecione a opção ‘Acesso’. Selecione o usuário você deseja alterar e remova as opções de acesso às informações de faturamento de clientes, acesso ao módulo financeiro e Administrador do sistema (para que o usuário não acesse as configurações do sistema). Assim o usuários visualizará apenas a área de trabalho, agenda, contatos, processos e casos aos quais está vinculado, documentos e alertas.  

Como cadastrar categorias

No menu de ‘Configurações - Categorias’ é possível cadastrar, editar e organizar as Categorias. 

Ao acessar ‘Categorias’, você verá  já existem alguns itens cadastrados pelo Astrea. É possível editar, excluir e reorganizar essas categorias conforme necessário.   

Para adicionar uma nova categoria, clique no botão ‘Adicionar categoria’. Escolha um nome e uma cor para representá-la.
Você também pode agrupar as categorias de forma hierárquica para que fiquem mais organizadas. Para isso, na opção Agrupador selecione a categoria “pai”, como por exemplo ‘impostos’ e dentro de dela insira as categorias ‘filhos’ como por exemplo: ISS, PIS, Cofins, IR, etc, como mostra a imagem abaixo:

Como cadastrar um centro de custo

Para cadastrar os centros de custo acesse o menu ‘Configurações - Centro de custo’ e clique em ‘Adicionar Centro de Custo’. Nessa tela você pode também ‘editar’ ou ‘desativar’ um centro de custo.  

Como cadastrar contas

Para cadastrar as contas do seu escritório acesse o menu ‘Configurações - Contas’. O sistema mostrará a opção de ‘Adicionar conta’. Selecione o tipo da conta (bancária ou outras para cadastrar, por exemplo, o caixinha do escritório).

Para adicionar as informações de suas contas correntes selecione a opção Conta Corrente, insira as informações e clique em salvar.  

Para adicionar outros tipos de conta selecione a opção ‘Outros’, insira as informações e clique em salvar.  

Note que existe uma conta marcada como ‘Padrão’ em azul claro. Essa marcação sugere ao Astrea que, sempre que houver um lançamento ou faturamento, essa será a primeira conta sugerida. Agora que você cadastrou sua conta corrente, marque-a como Padrão e desative a conta default do sistema pois ela não será mais necessária.

Agora que você configurou seu módulo financeiro, veja como gerenciar a rotina do seu escritório com o Astrea.

Encontrou sua resposta?