Veja esta ação nessa imagem animada (GIF):


Você pode adicionar um incidente no Astrea de três formas: 

  • Cadastro simples (esse cadastro é apenas informativo e não traz andamentos automáticos);
  • Busca de incidentes junto ao processo principal (exibe os incidentes junto aos andamentos do processo principal);
  • Cadastro do número de incidente como um novo processo (que trará os andamentos referentes ao incidente).

Cadastro simples de incidente

Na ficha do processo é possível adicionar incidentes e recursos, porém esses não são vinculados ao site do tribunal, sendo assim, não recebem andamentos automáticos do site do tribunal. Esses campos são apenas informativos e servem para deixar a ficha do seu processo mais completa. 

Para adicionar um incidente simples em um processo cadastrado no Astrea siga as orientações a seguir:

1. Acesse o menu Processos e Casos e selecione o processo desejado.

2. No canto superior direito da ficha do processo, clique no botão 'Mais' e selecione a opção 'Adicionar incidente'. A tela para adicionar um novo incidente será aberta.

3. Preencha os campos com as informações desejadas. Observe que as informações do processo são preenchidas automaticamente.

4. Selecione o incidente que será inserido. O Astrea já apresenta uma pré seleção de incidentes e de classificação das partes. Basta digitar a primeira letra e o sistema exibirá uma lista de opções para você selecionar. Após concluir as informações clique no botão Salvar.

5. Os incidentes do processo podem ser acessados na ficha do processo. Para visualizar, editar ou excluir o incidente clique sobre o link conforme mostra a imagem abaixo: 

6.  O sistema exibirá os recursos e incidentes cadastrados em formato de árvore:

Busca de incidentes junto ao processo principal 

Caso o incidente possua o mesmo número do processo e esteja tramitando na mesma instância do processo atual, você receberá os andamentos do incidente junto aos andamentos do processo principal, no entanto eles não aparecem por data, mas em ordem aleatória dentro do histórico do processo principal.

1. Ao realizar uma busca por processo automático alguns tribunais (e alguns tipos de busca) permitem buscar também os incidentes do processo na mesma busca.

2. Para isso, no momento da busca, você deve selecionar a opção de 'Obter todos os incidentes'.

3. Cadastre o processo automátcio normalmente e acompanhe os incidentes através dos andamentos automáticos desse processo.

IMPORTANTE

Vale lembrar que ao realizar as buscas, você deve escolher o tipo de pesquisa adequado onde os incidentes tramitam, pois cada tipo de pesquisa possui parâmetros próprios, o que podem gerar erros na atualização do processo caso as informações não sejam cadastrados de forma correta.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos atendentes através do nosso Chat.

Cadastro do número de incidente como um novo processo 

Caso o incidente possua o mesmo número do processo principal, mas tramite em uma instância diferente, ou se o incidente possui número diferente do processo principal, você deverá realizar a busca por processo automático informando o número do incidente na devida instância para trazer os andamentos. 

Neste caso sugerimos que após a busca, o incidente seja apensado ao processo principal para melhor gerenciamento.

Para adicionar um incidente com andamentos automáticos siga os passos a seguir:

1. Realize a busca por processo automático informando o tribunal, número de protocolo e tipo de busca do incidente, conforme explicado nesse artigo;

2. Após cadastrar o incidente, você deve apensá-lo ao processo principal, conforme indicado nesse artigo.

Dessa forma você mantém seus processos e demais informações sempre atualizados no Astrea.

Encontrou sua resposta?