Timesheet é o termo usado para definir um sistema onde você registra o tempo gasto com cada atividade realizada em seu trabalho diariamente. O sistema é normalmente usado para fazer o controle de horas trabalhadas em projetos ou consultorias, facilitando assim, a gestão do tempo.

No Astrea você pode apontar suas horas trabalhadas utilizando o recurso timesheets disponível no box de Estatísticas, que pode ser acessado tanto pela área de trabalho quanto na ficha do processo.

Na opção de adicionar um timesheet, você poderá criar os tipos de timesheets com os quais você trabalha. Clique em 'Manipular' para criar os tipos.

Aqui sugerimos 4 formas de utilizar timesheets: valor por hora trabalhada; valor zero, ou seja, que não será cobrado; valor unitário por serviço prestado e valor diferenciado por cargo. 

O valor por hora trabalhada é a forma mais comum de utilizar timesheets. Normalmente é utilizada para cobrar por consultorias. Você deverá definir o valor de sua hora e no momento de lançar seus timesheets, apontar as horas utilizadas.

O apontamento de horas trabalhadas com o valor igual a zero pode ser utilizado para o controle interno de horas trabalhadas sem que esse serviço seja cobrado. Essa forma pode ser utilizada quando se deseja ter um controle melhor de tempo.

O valor unitário é outra forma de se utilizar o timesheet para cobrar por um serviço padrão, como a elaboração de um documento, uma visita técnica, etc. Nesse caso, ao apontar o timesheet deve-se inserir a duração de 1:00h, conforme mostra o exemplo abaixo.

O valor diferenciado por cargo pode ser utilizado em escritórios que possuam cargos e funções específicas e cujas horas tem um valor diferenciado, como por exemplo para advogado jr, pleno ou senior, estagíario, consultor, etc.
Nesse caso, você poderá cadastrar tipos de timesheets para cada cargo/função como no exemplo abaixo:

Ao apontar as horas, você pode selecionar o tipo conforme o cargo e em descrição, fornecer informações mais detalhadas.

Controle de Timesheets

Na área de faturamento é possível ter o controle dos timesheets apontados, faturados, quais foram faturados e também os recebidos.

Para faturar seus timesheets, você deverá acessar o 'Financeiro' e em 'Faturas - a Faturar' montar uma fatura para seu cliente, selecionando quais timesheets serão cobrados. Veja aqui mais detalhes de como emitir faturas para seus cliente.

Veja aqui também como emitir relatórios financeiros para seu cliente.

Encontrou sua resposta?