Todas as coleções
Processos, Casos e Atendimentos
Processos e Casos
Por que minha busca por processo automático (individual) falhou?
Por que minha busca por processo automático (individual) falhou?

Veja quais as situações que podem ocasionar falhas nas buscas por processos (individuais) automáticos e o que fazer em cada uma.

Patricia Machado avatar
Escrito por Patricia Machado
Atualizado há mais de uma semana

Você realizou uma busca individual por processo automático mas a busca falhou? Veja as possíveis causas dessas falhas:

1. Os parâmetros de busca estão errados: 

Um dos motivos mais comuns ocorrem quando os dados inseridos na busca não conferem, como por exemplo: o tipo de busca selecionado está incorreto.

Para cada  busca processual existem parâmetros de busca diferentes. É importante definir as informações corretas para que sua busca obtenha êxito.

Veja esse exemplo de busca processual no TJSP. Após selecionar o tribunal, são apresentados os tipos de busca, que são os tipos de consulta realizada no site do tribunal (ESAJ, PROJUDI, FÍSICO e Outros).

Dependendo do tipo de busca selecionado, outras informações são necessárias, como a busca por incidentes e a senha do processo (senha para acesso aos documentos e incidentes, diferente da busca por processos em segredo de justiça). 

Outro exemplo é a consulta de processos com identificação. Nesse caso, você deve informar os seus dados de acesso (CPF  e senha do advogado).

É importante ficar atento às informações e parâmentros de busca, que deve ser da mesma forma como você consulta no site do tribunal. Ao escolher ou inserir informações erradas, a busca processual falha.

2. O site do tribunal está congestionado:

Alguns tribunais, como o TRT02 recebem um número elevado de acessos todos os dias, o que ocasiona congestionamento e impede o acesso às informações, provocando também instabilidade e prejudicando não só as buscas, mas também as atualizações dos processos já cadastrados no Astrea.

Nessas situações, recomendamos realizar as buscas em horários alternativos (fora do horário comercial ou nos finais de semana). 

3. Os mecanismos de busca do Astrea (robôs) quebraram por conta de mudanças no site do tribunal:

Para desenvolver um novo mecanismo de busca para a captação de processos no site do tribunal, nossos desenvolvedores estudam minuciosamente o site do tribunal para construir os robôs que vão trazer as informações para o Astrea. 

Quando o site do tribunal sofre qualquer tipo de mudança (um novo campo é acrescentado ou modificado, o layout do site muda, o site muda de cor, etc) isso afeta diretamente os robôs, quebrando as buscas. 

Os sites dos tribunais são constantemente monitorados para avisar sempre que uma mudança ocorre e afeta nossos robôs. Mas dependendo da mudança, como a que ocorreu no site do TRF03 em outubro de 2017, que lançou uma nova versão do site e quebrou todas as busca, o restabelecimento do serviço pode levar um tempo maior que o esperado, pois novos robôs precisam ser desenvolvidos para que as buscas voltem a funcionar normalmente.

4. O processo está em segredo de justiça ou possui certificação digital:

Processos em segredo de justiça (que necessitam de senha de acesso) podem ser  localizados inserindo-se a senha do processo (ou a senha do advogado, dependendo dos parâmetros de busca do processo) ou ainda cadastrados manualmente e o acompanhamento das atualizações pode ser feito através das publicações. Veja mais detalhes nesse artigo.

Processos que possuem certificação digital não podem ser localizados pelo Astrea. Nesse caso, sugerimos inserir os processos manualmente e acompanhar as atualizações através das publicações (caso o tribunal possibilite esse tipo de acompanhamento). Veja mais detalhes nesse artigo.

5. Problemas internos

Em casos raros, as buscas podem ser afetadas quando ocorre alguma instabilidade em nossa infraestrutura, que pode ocorrer devido ao grande número de buscas realizadas e causam sobrecarga no sistema.

O que fazer quando minha busca falha?

Em qualquer um desses casos, você poderá contar com nossa equipe de suporte técnico que vai auxiliá-lo a realizar suas buscas e cadastrar seus processos no Astrea. Basta acessar o nosso chat.

Respondeu à sua pergunta?