Com o aumento do uso da autenticação em dois fatores (2FA) em alguns tribunais, como o TRF-2, TRF-4 e TRF-6, o Astrea precisa que o advogado faça algumas configurações adicionais para acessar processos e capturar intimações. Esse artigo foi desenvolvido para te ajudar a configurar tribunais com autenticação de dois fatores no Astrea de forma clara e direta, para que você possa realizar consultas e acompanhar seus processos sem dificuldades.
Neste artigo, você vai aprender:
Como realizar o cadastro de processos e intimações com 2FA no Astrea
Alguns detalhes sobre o cadastro de processos e intimações com 2FA
Como realizar o cadastro de processos e intimações com 2FA dentro do Astrea?
Para fazer o procedimento, confira os passos abaixo:
Passo 1: antes de iniciar o cadastro de um processo, verifique se há dispositivos já vinculados à sua autenticação 2FA (como celular ou tablet). Caso haja, os desative para evitar conflitos. Para desativar o 2FA, acesse o portal EPROC do tribunal correspondente, coloque suas credenciais, mas, ao invés de entrar, clique na opção “Autenticação de dois fatores”. No menu de autenticação, selecione a opção “desativar 2FA”. O sistema enviará um e-mail de confirmação para completar a desativação.
Passo 2: acesse o portal E-PROC do tribunal correspondente e faça login com suas credenciais. Em seguida, localize a opção de autenticação em dois fatores (2FA) e copie o código numérico que aparece abaixo do QR Code, conhecido como código SEED, e guarde-o em um local seguro para uso no Astrea. Após ative-a no app autenticador no seu celular.
Passo 3: acesse o Astrea e localize no menu superior o ícone de adição ou “mais” (➕) e depois escolha a opção ‘Processo busca automática’.
Passo 4: na nova página, selecione a opção ‘Seleção de tribunal ou órgão’. Escolha o tribunal e o órgão público (atualmente, os tribunais com 2FA no EPROC incluem o TRF-2, TRF-4, TRF-6 e TJRS) e então selecione “Consulta Processual EPROC com Identificação”.
Passo 5: insira o número do processo, login e senha do advogado no tribunal, código SEED gerado no portal do tribunal. E em seguida, clique em “Buscar Processo” para completar a configuração.
Passo 6: para configurar a captura de intimações, vá até a seção de “Administração” do Astrea, localizada no símbolo de engrenagem (⚙️) no menu superior. Na página, clique em “Publicações” e em seguida em “Intimações Eletrônicas”. Então, escolha o tribunal e insira seu login e senha. Não será necessário inserir novamente o código SEED, pois ele já foi configurado com o cadastro do processo.
❗ Importante: o SEED não é o mesmo para todos os TRFs. Cada TRF compartilha o mesmo SEED com suas respectivas Justiças Federais. Por exemplo:
O TRF-4 tem o mesmo SEED do JFRS, JFSC e JFPR.
O TRF-2 tem o mesmo SEED do JFES e JFRJ.
Em casos como esses, o código SEED utilizado pode ser o mesmo para processos em múltiplos estados. No entanto, é necessário cadastrar pelo menos um processo para cada tribunal em que você atua para ativar a captura de intimações.
Alguns detalhes sobre o cadastro de processos e intimações com 2FA dentro do Astrea:
Não é necessário cadastrar o código SEED toda vez que cadastrar um novo processo. Após o primeiro cadastro, o Astrea armazenará o código SEED, simplificando futuras consultas.
Caso não consiga acessar seu código SEED, contate nosso suporte pelo botão de ajuda (círculo azul) no canto inferior direito do Astrea em horário comercial.