Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesTribunais e órgãos disponíveis para consulta no Astrea
Como configurar tribunais que utilizam sistema EPROC com autenticação de dois fatores no Astrea
Como configurar tribunais que utilizam sistema EPROC com autenticação de dois fatores no Astrea

Veja nesse artigo como cadastrar processos e intimações em tribunais que utilizam sistema EPROC com 2FA

Marina Araújo avatar
Escrito por Marina Araújo
Atualizado essa semana

Com o aumento do uso da autenticação em dois fatores (2FA) em alguns tribunais, como o TRF02, 04 e 06, o Astrea precisa que o advogado faça algumas configurações adicionais para acessar processos e capturar intimações. Esse artigo foi desenvolvido para te ajudar a configurar tribunais com autenticação de dois fatores no Astrea de forma clara e direta, para que você possa realizar consultas e acompanhar seus processos sem dificuldades.

Como realizar o cadastro de processos e intimações com 2FA dentro do Astrea?

Para fazer o procedimento, confira os passos abaixo:

Passo 01: antes de iniciar o cadastro de um processo, verifique se há dispositivos já vinculados à sua autenticação 2FA (como celular ou tablet). Caso haja, os desative para evitar conflitos. Para desativar o 2FA, acesse o portal EPROC do tribunal correspondente, coloque suas credenciais, mas, ao invés de entrar, clique na opção “Autenticação de dois fatores”. No menu de autenticação, selecione a opção “desativar 2FA”. O sistema enviará um e-mail de confirmação para completar a desativação.

Passo 02: acesse o portal E-PROC do tribunal correspondente e faça login com suas credenciais. Em seguida, localize a opção de autenticação em dois fatores (2FA) e copie o código numérico que aparece abaixo do QR Code, conhecido como código Seed, e guarde-o em um local seguro para uso no Astrea. Após ative-a no app autenticador no seu celular.

Passo 03: acesse o Astrea e localize no menu superior o ícone de adição ou “mais” (➕) e depois escolha a opção ‘Processo busca automática’.

Passo 04: na nova página, selecione a opção ‘Seleção de tribunal ou órgão’. Escolha o tribunal e o órgão público (atualmente, os tribunais com 2FA no EPROC incluem o TRF-2, TRF-4, TRF-6 e TJRS) e então selecione “Consulta Processual EPROC com Identificação”.

Passo 05: insira o número do processo, login e senha do advogado no tribunal, código Seed gerado no portal do tribunal. E em seguida, clique em “Buscar Processo” para completar a configuração.

Passo 06: para configurar a captura de intimações, vá até a seção de “Administração” do Astrea, localizada no símbolo de engrenagem (⚙️) no menu superior. Na página, clique em “Publicações” e em seguida em “Intimações Eletrônicas”. Então, escolha o tribunal e insira seu login e senha. Não será necessário inserir novamente o código Seed, pois ele já foi configurado com o cadastro do processo.

Importante: No caso de tribunais que compartilham sistemas, como TRF-2, TRF-4 e TRF-6, o código Seed utilizado pode ser o mesmo para processos em múltiplos estados. No entanto, é necessário cadastrar pelo menos um processo para cada tribunal em que você atua para ativar a captura de intimações.

Alguns detalhes sobre o cadastro de processos e intimações com 2FA dentro do Astrea:

  • Não é necessário cadastrar o código Seed toda vez que cadastrar um novo processo. Após o primeiro cadastro, o Astrea armazenará o código Seed, simplificando futuras consultas.

  • Caso não consiga acessar seu código Seed, contate nosso suporte pelo botão de ajuda (círculo azul) no canto inferior direito do Astrea em horário comercial.

Respondeu à sua pergunta?