No Astrea você pode adicionar os processos administrativos do INSS sem precisar entrar no site do instituto. Assim, você recebe as movimentações automáticas e pode informar seus clientes sobre o status de questões de aposentadoria.

O procedimento é o mesmo de um cadastro individual, caso queira saber como funciona temos também esse outro artigo aqui.

Para cadastrar um processo do INSS, basta seguir os passos:

1. Para adicionar o processo, basta clicar em 'Novo processo ou caso' na barra superior do Astrea e selecione a opção 'Busca de processo automática'.

2. Selecione a opção 'Seleção de tribunal/órgão', preencha os dados '1 Seleção do tribunal ou órgão público' com a opção INSS. No '2 Tipo de pesquisa' selecione ‘Consulta de requerimento do INSS’. Por fim, preencha as informações em '3 Dados do processo'.

3. Clique depois em 'Buscar processo'.

4. Logo em seguida irá aparecer esse aviso na tela do Astrea informando que sua busca está sendo feita.

💡Dica: Caso seu crédito não seja suficiente, você pode clicar no link indicado para acessar o seu plano de uso e contratar mais créditos.

5. Quando a busca for finalizada, você deve acessar o 'Resultado de buscas', ele estará assim:

6. Em ‘Resultado de buscas de processos’, você poderá visualizar seu processo na guia de ‘Buscas individuais’.Quando a busca terminar, estará identificado em azul com o status ‘Pronto para adicionar’.

7. Clique no botão 'Pronto para adicionar' para visualizar as informações trazidas do INSS sobre seu processo. Aproveite o momento para editar algumas informações e adicionar etiquetas.

8. Após visualizar e confirmar as informações, clique em 'Adicionar'. Os processos adicionados ficam disponíveis no menu de 'Processos e casos'. Você pode acessar a ficha do processo e completá-la com valores, honorários, despesas, timesheets. Você também pode adicionar históricos, tarefas, eventos, documentos e demais informações para que seu processo fique completo.

9. Sempre que os processos individuais receberem alguma atualização do INSS, você receberá um alerta na Central de Alertas e através do seu email (configurando as notificações em seu perfil). Todos os andamentos automáticos vindos do site do INSS são vinculados automaticamente ao processo correspondente no Astrea.

💡Dica: Depois de cadastrar o processo, toda consulta pode ser feita diretamente na pasta criada pelo Astrea em ‘Processos e Casos’ e os andamentos recentes nos Alertas.

Você pode se interessar também:

Processos com certificação digital ou em segredo de justiça possuem algumas limitações de busca. Veja aqui como cadastrar esses processo no Astrea;

Encontrou sua resposta?