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O que considerar antes de iniciar uma migração de dados

Está em dúvida se migra seus dados ou começa a usar o Astrea do zero?

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Escrito por Jackeline Chagas
Atualizado há mais de 2 meses

Na hora de tomar a decisão de trocar de software jurídico, um dos pontos que costuma pesar na escolha é a forma como será feita a migração de dados. Com várias informações já cadastradas no antigo sistema, é normal procurar uma transição com o menor impacto na rotina. Assim, você conquista mais tempo para se dedicar a outras atividades mais estratégicas.

Neste artigo, vamos descobrir:

  • Quais são as opções de migração para o Astrea?

  • Quais são os pré-requisitos para fazer a migração??

  • Vale mesmo a pena contratar a migração de dados?

  • Como contratar a migração de dados pelo Astrea?

❗️Importante: Para contratar esse serviço adicional, você precisa ter acesso ao painel Administrativo (⚙️) do Astrea. A migração de dados está disponível para os planos UP, Smart, Company e VIP.

Quais são as opções de migração para o Astrea?

Nós temos algumas opções de migração, dependendo do seu sistema:

Migração por planilha padrão

A migração é realizada a partir de uma planilha padrão, que te enviamos na contratação da migração. Ela é específica e indica quais são os dados que precisamos para levar as informações corretamente para o Astrea.

Nesses casos, como a planilha é preenchida manualmente, vale revisar com bastante atenção para garantir que está correta e que alguns dados não se percam no processo.

Alguns dados que não migramos são financeiros do escritório, documentos, atendimentos e eventos passados.

Migração do Themis para o Astrea

Para quem já atua com o Themis e deseja migrar para o Astrea, é possível transferir a maioria dos dados entre os sistemas – com exceção das informações do módulo financeiro, documentos, despesas e contatos homônimos.

Migração de sistemas de mercado para o Astrea

A migração é realizada a partir dos seus dados de acesso ou de um backup das informações realizado no sistema anteriormente utilizado. Entre os aceitos estão:

  • CP-Pro;

  • CPJ;

  • Law-Office;

  • Projurid;

  • Projuris versão local (exceto Projuris ADV Softplan e Projuris One);

  • NovaJus;

  • Sisjuri;

  • Legal-Manager;

  • LFM;

  • LegalOne.

É necessário que a sua conta do outro sistema esteja ativa, e os procedimentos variam de acordo com cada um deles. Afinal, são produtos com funcionalidades e posicionamento de informações bastante distintos.

Alguns dados não conseguiremos migrar, como as informações de despesas, timesheet, honorários, financeiro, documentos e processos apensados. Além disso, não aceitamos arquivos de extensão de planilha ou texto e, caso o outro sistema seja um SaaS, é necessário solicitar o backup diretamente com o fornecedor de origem.

❗️Importante: Todos os serviços de migração possuem um custo adicional e um prazo para a conclusão. As informações que podem ser migradas dependem de cada opção de migração. Consulte mais detalhes no Plano de Uso dentro do Astrea ou diretamente com a nossa equipe.

Quais são os pré-requisitos para fazer a migração?

Antes de contratar, você pode se perguntar o que é preciso fornecer na migração de dados. Cada uma delas tem os seus pré-requisitos, como vamos conferir a seguir.

Migração por planilha padrão

  • Agendamento de reunião com uma pessoa consultora para fazer os alinhamentos necessários;

  • Limpeza de conta para evitar duplicidades e inconsistências (após a reunião de alinhamento);

  • Preenchimento da planilha que vamos enviar.

Migração do Themis para o Astrea

  • Captura do backup, solicitada pelo Gerente de Conta;

  • Banco de dados em formato compatível, sendo em .bak (.bacpac) ou .fdb.

Migração de sistemas de mercado para o Astrea

  • Solicitação do backup ao fornecedor original;

  • Banco de dados em formato compatível. Os arquivos de backup padrão são SGBD's (Firebird, Oracle, SQL SERVER, MySQL e Postgres);

  • Limpeza de conta para evitar duplicidades e inconsistências (após a reunião de alinhamento).

Será que vale mesmo a pena migrar?

Antes de decidir por migrar, é importante analisar a qualidade dos dados cadastrados no antigo sistema: os processos estão bem organizados? As informações dos contatos estão atualizadas? Faz sentido para você trazer todas as informações, da forma como elas estão, para o Astrea?

Principalmente se você tiver poucas informações cadastradas, começar do zero te dará a oportunidade de revisá-las ao adicioná-las no Astrea. Lembre-se também de que sistemas diferentes têm nomenclaturas e formas de organização distintas. Dedicar esse tempo para o cadastro permite que você descubra e se adapte ao novo software contratado.

Por outro lado, se você tem muitos processos, começar a sua gestão com grande parte das informações disponíveis é um bom atalho. Também recomendamos esse serviço para escritórios que não têm uma pessoa dedicada ao cadastro dos dados manualmente, algo que leva um pouco mais de tempo – e pode ser otimizado com a migração.

Como contratar a migração de dados pelo Astrea?

Decidiu que vale a pena contratar a migração de dados? Saiba que é possível fazer isso pelo Astrea.

Passo 1: Clique sobre o seu nome, no canto superior direito da tela, e selecione a opção ‘Plano de uso'.

Passo 2: Nesta página, você verá uma seção chamada ‘Serviços adicionais'. Clique em ‘Contratar serviços', na parte superior do quadro, como indicado na imagem abaixo.

Passo 3: Escolha entre as três opções de migração de dados disponíveis e clique no campo indicado. Depois, pressione ‘Continuar'.

Passo 4: Agora é só escolher a forma de pagamento da sua preferência, entre cartão de crédito e boleto bancário. Leia com atenção todas as informações e clique em ‘Confirmar pagamento'.

Cadastre vários processos de uma só vez

O Astrea adiciona no seu sistema todos os processos vinculados ao número da sua OAB e recebe os novos andamentos automaticamente direto dos sites dos tribunais. Assim fica ainda mais fácil começar do zero!

Seus processos ficarão disponíveis no menu “Processos e Casos” e poderão ser organizados da maneira que se adapte melhor ao seu escritório.


Caso você tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.

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