Na hora de tomar a decisão de trocar de software jurídico, um dos pontos que costuma pesar na escolha é a forma como será feita a migração de dados. Com várias informações já cadastradas no antigo sistema, é normal procurar uma transição com o menor impacto na rotina. Assim, você conquista mais tempo para se dedicar a outras atividades mais estratégicas.
Neste artigo, vamos descobrir:
Quais são as opções de migração para o Astrea?
Quais são os pré-requisitos para fazer a migração??
Vale mesmo a pena contratar a migração de dados?
Como contratar a migração de dados pelo Astrea?
❗️Importante: Para contratar esse serviço adicional, você precisa ter acesso ao painel Administrativo (⚙️) do Astrea. A migração de dados está disponível para os planos UP, Smart, Company e VIP.
Quais são as opções de migração para o Astrea?
Nós temos algumas opções de migração, dependendo do seu sistema:
Migração por planilha padrão
A migração é realizada a partir de uma planilha padrão, que te enviamos na contratação da migração. Ela é específica e indica quais são os dados que precisamos para levar as informações corretamente para o Astrea.
Nesses casos, como a planilha é preenchida manualmente, vale revisar com bastante atenção para garantir que está correta e que alguns dados não se percam no processo.
Alguns dados que não migramos são financeiros do escritório, documentos, atendimentos e eventos passados.
Migração do Themis para o Astrea
Para quem já atua com o Themis e deseja migrar para o Astrea, é possível transferir a maioria dos dados entre os sistemas – com exceção das informações do módulo financeiro, documentos, despesas e contatos homônimos.
Migração de sistemas de mercado para o Astrea
A migração é realizada a partir dos seus dados de acesso ou de um backup das informações realizado no sistema anteriormente utilizado. Entre os aceitos estão:
CP-Pro;
CPJ;
Law-Office;
Projurid;
Projuris versão local (exceto Projuris ADV Softplan e Projuris One);
NovaJus;
Sisjuri;
Legal-Manager;
LFM;
LegalOne.
É necessário que a sua conta do outro sistema esteja ativa, e os procedimentos variam de acordo com cada um deles. Afinal, são produtos com funcionalidades e posicionamento de informações bastante distintos.
Alguns dados não conseguiremos migrar, como as informações de despesas, timesheet, honorários, financeiro, documentos e processos apensados. Além disso, não aceitamos arquivos de extensão de planilha ou texto e, caso o outro sistema seja um SaaS, é necessário solicitar o backup diretamente com o fornecedor de origem.
❗️Importante: Todos os serviços de migração possuem um custo adicional e um prazo para a conclusão. As informações que podem ser migradas dependem de cada opção de migração. Consulte mais detalhes no Plano de Uso dentro do Astrea ou diretamente com a nossa equipe.
Quais são os pré-requisitos para fazer a migração?
Antes de contratar, você pode se perguntar o que é preciso fornecer na migração de dados. Cada uma delas tem os seus pré-requisitos, como vamos conferir a seguir.
Migração por planilha padrão
Agendamento de reunião com uma pessoa consultora para fazer os alinhamentos necessários;
Limpeza de conta para evitar duplicidades e inconsistências (após a reunião de alinhamento);
Preenchimento da planilha que vamos enviar.
Migração do Themis para o Astrea
Captura do backup, solicitada pelo Gerente de Conta;
Banco de dados em formato compatível, sendo em .bak (.bacpac) ou .fdb.
Migração de sistemas de mercado para o Astrea
Solicitação do backup ao fornecedor original;
Banco de dados em formato compatível. Os arquivos de backup padrão são SGBD's (Firebird, Oracle, SQL SERVER, MySQL e Postgres);
Limpeza de conta para evitar duplicidades e inconsistências (após a reunião de alinhamento).
Será que vale mesmo a pena migrar?
Antes de decidir por migrar, é importante analisar a qualidade dos dados cadastrados no antigo sistema: os processos estão bem organizados? As informações dos contatos estão atualizadas? Faz sentido para você trazer todas as informações, da forma como elas estão, para o Astrea?
Principalmente se você tiver poucas informações cadastradas, começar do zero te dará a oportunidade de revisá-las ao adicioná-las no Astrea. Lembre-se também de que sistemas diferentes têm nomenclaturas e formas de organização distintas. Dedicar esse tempo para o cadastro permite que você descubra e se adapte ao novo software contratado.
Por outro lado, se você tem muitos processos, começar a sua gestão com grande parte das informações disponíveis é um bom atalho. Também recomendamos esse serviço para escritórios que não têm uma pessoa dedicada ao cadastro dos dados manualmente, algo que leva um pouco mais de tempo – e pode ser otimizado com a migração.
Como contratar a migração de dados pelo Astrea?
Decidiu que vale a pena contratar a migração de dados? Saiba que é possível fazer isso pelo Astrea.
Passo 1: Clique sobre o seu nome, no canto superior direito da tela, e selecione a opção ‘Plano de uso'.
Passo 2: Nesta página, você verá uma seção chamada ‘Serviços adicionais'. Clique em ‘Contratar serviços', na parte superior do quadro, como indicado na imagem abaixo.
Passo 3: Escolha entre as três opções de migração de dados disponíveis e clique no campo indicado. Depois, pressione ‘Continuar'.
Passo 4: Agora é só escolher a forma de pagamento da sua preferência, entre cartão de crédito e boleto bancário. Leia com atenção todas as informações e clique em ‘Confirmar pagamento'.
Cadastre vários processos de uma só vez
O Astrea adiciona no seu sistema todos os processos vinculados ao número da sua OAB e recebe os novos andamentos automaticamente direto dos sites dos tribunais. Assim fica ainda mais fácil começar do zero!
Veja no passo a passo: Como adicionar vários processos de uma só vez pelo número da OAB
Seus processos ficarão disponíveis no menu “Processos e Casos” e poderão ser organizados da maneira que se adapte melhor ao seu escritório.
Caso você tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.
Estes artigos podem interessar a você:
Acompanhe todas as atualizações e novidades do Astrea: siga a @aurum.br no Instagram!