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Configure o módulo financeiro do Astrea para a realidade do seu escritório
Configure o módulo financeiro do Astrea para a realidade do seu escritório

Use as configurações do módulo financeiro para definir as categorias, centro de custo e contas de cada lançamento.

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Escrito por Jackeline Chagas
Atualizado há mais de 4 meses

Antes de começar a lançar as entradas e saídas do seu financeiro no Astrea, é importante configurá-lo para que corresponda à realidade do seu escritório.

Neste artigo você vai aprender como:

  • Adicionar uma nova conta bancária

  • Adicionar uma nova categoria

  • Adicionar um centro de custo

  • Limitar o acesso do financeiro a outros usuários

Como adicionar uma nova conta bancária

Passo 1: no módulo ‘Financeiro’, acesse a aba de 'Configurações' e escolha a opção 'Contas'.

Passo 2: clique no botão azul ‘Adicionar conta’. Depois, clique na opção 'Conta corrente' para uma conta bancária ou 'Outros' para adicionar, por exemplo, sua caixinha interna. Preencha todos os dados necessários da sua conta e clique em ‘Salvar’ para finalizar a criação.

Para editar, desativar ou classificar uma conta como padrão, basta clicar no botão de três pontos ao lado direito de cada uma.

💡 Dica: ao 'Tornar padrão' a conta principal do seu escritório, ela aparecerá como primeira sugestão ao efetuar um lançamento pelo módulo financeiro. Ao lançar uma entrada ou saída por dentro da ficha do processo, será usada a conta padrão exclusivamente.

Como adicionar uma nova categoria

As categorias são importantes para extrair as principais estatísticas e filtrar suas entradas e saídas na tela de Lançamentos. Assim você sabe exatamente seus gastos e lucros.

Passo 1: no menu lateral do Astrea, selecione o módulo ‘Financeiro’ e depois clique em ‘Configurações’ e ‘Categorias’. Na nova página, clique no botão azul ‘Adicionar categoria’.

Passo 2: o card abaixo deve aparecer. Nele, defina o nome da categoria, e uma cor de acordo com o seu sistema de organização. Defina também se a nova categoria precisa estar em um agrupador ou não. Por fim, clique no botão azul ‘Salvar’ para finalizar a criação.

💡 Dica: categorias específicas tornam sua organização financeira mais complexa. Uma solução é criar agrupadores para uma análise macro no fluxo de caixa. Exemplo: dentro do agrupador "Honorários" é possível incluir as categorias "Honorários de mensalistas" e "Honorários fixos", entre outros.

Caso você queira editar, desativar ou excluir uma categoria, basta clicar no botão de três pontos no canto direito de cada uma.

Como adicionar um centro de custo

Essa opção é ideal para quando você precisa dividir o financeiro do seu escritório em departamentos ou projetos independentes, filtrar os lançamentos e o fluxo de caixa.

Passo 1: após selecionar o módulo ‘Financeiro’, acesse a aba de 'Configurações' e escolha a opção 'Centro de custo’. Depois, clique no botão azul ‘Adicionar centro de custo’.

Passo 2: ao clicar no botão, o card abaixo aparecerá e você poderá nomear o novo centro de custo. Por fim, não se esqueça de clicar no botão azul ‘Salvar’ para concluir a adição.

Caso você queira editar ou desativar um centro de custo, é só clicar no botão de três pontos ao lado direito de cada um deles.

Como limitar o acesso do financeiro a outros usuários

Se você não se sente confortável compartilhando suas informações financeiras, é interessante limitar o acesso de outros usuários ao módulo financeiro. Mesmo com a limitação, eles podem registrar honorários, timesheets e despesas de clientes por dentro da ficha do processo. Aprenda a fazer isso neste passo a passo.

Passo 1: acesse a administração do Astrea ao clicar no ícone da engrenagem no canto superior direito. Depois, acesse a aba de ‘Acesso’ e clique no ícone dos 3 pontos no canto direito do nome que deseja limitar o acesso ao financeiro e em ‘Editar’.

Passo 2: abaixo do cartão que informa o perfil de acesso do usuário, deixe a opção ‘Acesso ao módulo financeiro’ em branco e clique em ‘Salvar’.

Importante: essa opção só é possível para quem possui acesso à administração do sistema.


Caso você tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.

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