Passar para o conteúdo principal

Como registrar seus honorários

Entenda como cadastrar os honorários dos serviços prestados aos seus clientes, incluindo a adição de entrada e parcelamento.

Jackeline Chagas avatar
Escrito por Jackeline Chagas
Atualizado há mais de 2 semanas

Informações financeiras espalhadas em planilhas ou fora do seu sistema podem custar caro ao escritório. No Astrea, você centraliza tudo: vincula honorários a contatos e processos, acompanha pagamentos em tempo real e toma decisões com segurança, sem depender de controles paralelos.

Neste artigo, você vai conferir:

Tipos de honorários para cadastrar no Astrea

No Astrea é possível inserir dois tipos de honorários:

  • Honorário: indicado para incluir no Astrea aquele valor fixo acordado em contrato entre o você e seu cliente;

  • Honorário com percentual no êxito: recomendado para situações em que o contrato é ligado diretamente ao valor da causa.

Como adicionar um honorário

Opção 1: Pela ficha do processo ou caso

Passo 1: No módulo de Processos e casos, selecione o processo ou caso em que deseja incluir o valor de honorário.

Passo 2: Desça a tela até encontrar o campo de ‘Honorários’, que fica abaixo de ‘Atendimentos'.

Passo 3: Passe o cursor em cima do campo e clique no símbolo de '+'. Na sequência, selecione a opção 'Honorário'.

Passo 4: Agora, é só preencher as informações e clicar em ‘Salvar'.

Opção 2: Pela ficha do atendimento

Passo 1: No módulo de Atendimentos, selecione o atendimento em que deseja incluir o valor de honorário. Então, clique sobre ‘Honorários’ ou no símbolo '+’, no lado direito da tela.

Passo 2: Preencha as informações e clique em ‘Salvar'.

Opção 3: Pelo módulo Financeiro

Passo 1: No módulo Financeiro, clique no botão ‘Adicionar lançamento’ e seleciona a opção ‘Entrada'.

Passo 2: No início da tela, em ‘Tipo', altere o campo para ‘Honorários’ e preencha as informações solicitadas.

Passo 3: Após completar as informações, clique em ‘Salvar'.

💡 Dica: No módulo Financeiro, você consegue adicionar informações extras à inserção dos honorários, como o centro de custo, a conta em que vai receber o pagamento e até o número da nota fiscal ou do comprovante, se necessário.

Opção 4: Pelo campo de Estatísticas

Passo 1: Acesse a ‘Área de trabalho’ do seu Astrea e localize o campo de ‘Estatísticas’.

Passo 2: Clique sobre o símbolo de '+' e, na sequência, selecione a opção 'Honorários'.

Passo 3: Preencha as informações solicitadas e clique em ‘Salvar'.

Como adicionar um honorário parcelado

Passo 1: Abra a página de adicionar honorários (indicada na imagem abaixo) pela ficha do processo ou caso, módulo de Atendimentos ou pelo campo de Estatísticas.

Passo 2: Preencha as informações e clique na opção ‘Repetir mensalmente’ para adicionar parcelas de mesmo valor. Essas parcelas terão vencimento para a mesma data — como no exemplo abaixo, todo dia 29.

Passo 3: Se você deseja incluir uma entrada de valor ou prazo diferentes para além das parcelas, basta clicar no botão ‘Adicionar’ para inserir novas linhas. Então, se alguma dessas quantias for a mesma nos meses seguintes, selecione a opção ‘Repetir manualmente’.

Passo 4: Assim que terminar de incluir as informações, clique em ‘Salvar' e pronto!

❗️ Importante: A única tela diferente para adicionar o honorário parcelado é a do módulo Financeiro. Nesse caso, é só abrir a página indicada abaixo e selecionar a opção ‘Repetir lançamento mensalmente’, informando a quantidade de meses prevista para o recebimento dos valores. Ao final, clique em ‘Salvar'.

Esse é um passo indicado para quando você deseja lançar o honorário e já gerar o boleto para enviar ao cliente. Nesse caso, clique no botão ‘Salvar e emitir boleto'.

Como adicionar um honorário com percentual no êxito

Passo 1: Acesse o campo de ‘Estatísticas’ na ‘Área de trabalho’ . Clique sobre o símbolo de '+' e, na sequência, selecione a opção 'Honorários com % no êxito'.

Passo 2: Preencha todas as informações solicitadas, como uma descrição para esse honorário, a porcentagem, o processo, caso ou atendimento a que se refere, o nome de cliente representado e o responsável pela demanda.

Passo 3: Marque a opção 'Alertar ao encerrar o processo' para receber uma notificação na Central de Alertas e garantir que nenhum encerramento passe despercebido. Após isso, clique em ‘Salvar'.

❗Importante: O honorário com percentual no êxito aparecerá no módulo Financeiro somente após o processo ser encerrado e se você selecionar a opção 'Marcar este honorário para faturamento', na área de Alertas.


Caso você tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.

Estes artigos podem interessar a você:

Acompanhe todas as atualizações e novidades do Astrea: siga a @aurum.br no Instagram!

Respondeu à sua pergunta?