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Controle o recebimento de honorários

Saiba como marcar um honorário como recebido, não recebido e parcialmente recebido

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Escrito por Jackeline Chagas
Atualizado há mais de um mês

Todos os honorários que você lança dos seus clientes ficam listados no módulo Financeiro. Enquanto não estão pagos, têm o status ‘a receber'. Para manter o controle desses valores no Astrea, é importante sempre sinalizar a data e as quantias recebidas.

Neste artigo, vamos vai aprender como:

Como marcar um honorário como recebido

Passo 1: Acesse o módulo Financeiro do Astrea. Em ‘Lançamentos’, localize o honorário que deseja marcar como recebido.

Note que você pode escolher a aba ‘A pagar / A receber’ para facilitar a localização dos valores.

Passo 2: Na coluna ‘Pago', clique na caixa de seleção para indicar que o valor foi recebido.

Passo 3: Vai aparecer na sua tela um campo para preencher os dados do recebimento. lembre-se de incluir a data que o cliente pagou e o valor recebido. Depois, clique em ‘Receber'.

💡 Dica: Se você quiser desmarcar o recebimento de um honorário, acesse a aba de ‘Pagos e recebidos’, localize a linha do honorário e clique sobre a caixa de seleção na coluna ‘Pago'.

Como abater um valor parcial do honorário

Se chegou a data do pagamento e o seu cliente pediu para renegociar as condições de pagamento do honorário, você pode indicar o recebimento parcial dos valores. E, então, indica ao Financeiro do Astrea qual será a nova data para receber o restante.

Passo 1: No módulo Financeiro, localize o honorário que deseja marcar o recebimento parcial e clique na caixa de seleção.

Passo 2: No campo de ‘Recebimento’ que vai aparecer na tela, coloque a data em que o seu cliente pagou a primeira parte e, em ‘Valor recebido', quanto você recebeu dele.

Passo 3: Agora, inclua a data combinada com seu cliente para pagar a diferença e clique em ‘Receber'. Esse valor restante se torna um novo lançamento no seu Financeiro.

Passo 4: Concluído o passo anterior, você retornará à tela de ‘Lançamentos'. Ao passar o mouse em cima do valor da diferença, terá um símbolo de asterisco. Ao clicar nele, é possível visualizar o histórico de pagamento — e essa informação também fica disponível no box de ‘Estatísticas’(na ‘Área de Trabalho') e na ficha do processo.

❗Importante: Caso você queira alterar o valor dessa diferença ou a data de pagamento combinada, passe o mouse sobre a linha desse honorário restante e clique no ícone de lápis para editar as informações. O Astrea vai pedir uma justificativa para essa mudança — basta apontar o motivo e clicar em ‘Salvar'.

Como emitir um recibo

Passo 1: Na tela de ‘Lançamentos', procure o honorário que você deseja criar o recibo na aba ‘Pagos e recebidos'. Passe o mouse em cima da linha e clique no símbolo de três pontos.

Passo 2: O recibo aparecerá na sua tela, com a opção de imprimir ou salvar como PDF.

💡 Dica: Você pode notar que, no topo do recibo, aparece o logotipo, o nome e outras informações do seu escritório. É importante cadastrar e manter esses dados atualizados para reforçar o profissionalismo dos seus serviços. Se tiver dúvidas, relembre neste artigo como fazer isso!


Caso você tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.

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