Conversando com os nossos clientes, nós identificamos algumas dúvidas frequentes sobre o Módulo Financeiro e trouxemos as respostas abaixo!
Como lançar um honorário parcelado?
O Astrea permite o registro de honorários parcelados de duas formas que se adaptam ao seu fluxo de trabalho:
Pelo módulo Financeiro: ao adicionar uma entrada de tipo ‘Honorário’, você pode selecionar a opção ‘Repetir mensalmente*’* e definir o número total de parcelas que deseja lançar;
Pela ficha do processo, pelo módulo de Atendimento ou pelo box de Estatísticas: é possível usar a opção ‘Repetir mensalmente’ para gerar parcelas iguais. Se algumas parcelas tiverem valores ou datas diferentes, há a possibilidade de adicionar linhas separadas (no botão ‘Adicionar’) para esses casos.
É possível lançar entrada e parcelamentos de uma vez?
Sim. Você pode registrar o valor de entrada e as parcelas diretamente pela ficha do processo ou pelo box de Estatísticas na Área de Trabalho do Astrea. Na tela de ‘Adicionar honorários', basta informar a quantidade de linhas correspondentes e clicar no botão ‘Adicionar’.
Por exemplo: se houver uma entrada de R$ 5.000,00 e mais 3 parcelas de R$ 1.000,00, você adiciona 3 linhas para representar cada parcela.
Dessa forma, todos os valores ficam vinculados ao processo e podem ser acompanhados também no módulo Financeiro, que concentra o controle das movimentações.
O que é o módulo de Faturamento?
São todos os honorários, timesheets e despesas relacionados a um processo. Para acessar o módulo de Faturamento, é só clicar em um dos itens no box de 'Estatísticas' na Área de trabalho ou na ficha do processo.
O módulo de Faturamento inclui todos os detalhes dos honorários, timesheets e despesas de seus clientes. Por lá, você consegue visualizar a filtrar os valores lançados, faturados, recebidos e reembolsados, além do total a faturar ou reembolsar.
Pelos filtros, é possível imprimir ou exportar relatórios. Ainda há os filtros avançados, que permitem a definição de um período de consulta, segmentação por responsáveis, por valor máximo ou mínimo e pelo tipo do timesheet.
Você pode acessar o módulo de Faturamento por duas formas:
No box de ‘Estatísticas’, que fica na Área de Trabalho do Astrea. Clique em 'Honorários a faturar', 'Despesas a faturar' ou 'Timesheets 30 dias'. Aqui, você verá os valores de todos os contratos e clientes;
Na ficha do processo, passe o mouse sobre o box de ‘Honorários', 'Despesas’ ou ‘Timesheet’ e clique no ícone de seta, que fica no canto superior direito.
Como repassar os valores recebidos de honorários para os sócios e advogados?
No Astrea, você pode organizar o repasse dos honorários entre sócios e advogados de forma prática:
Em 'Configurações', cadastre a conta bancária de cada advogado ou sócio que participará desse rateio;
Também em 'Configurações', aproveite para criar uma categoria chamada Rateio para organizar a distribuição dos valores (opcional);
Então, na página principal do módulo Financeiro, clique em ‘Lançamentos’ e registre o valor integral como uma entrada do tipo ‘Honorário’, destinada à conta principal do escritório;
Após isso, crie saídas avulsas para os sócios e advogados que vão receber cada valor;
Por fim, faça transferências da conta principal do escritório para as contas dos sócios e advogados com os valores correspondentes.
❗️ Importante: essas opções são válidas apenas se as contas do escritório (Pessoa Jurídica) forem separadas da conta dos advogados (Pessoa Física).
Posso registrar um honorário como recebido pela ficha do processo?
Não. É no módulo Financeiro que você faz o controle de recebimentos dos seus processos. Por lá, é possível gerenciar entradas e saídas, garantindo uma visão completa das finanças do escritório.
Já na ficha do processo, você pode registrar honorários, timesheets e despesas, que ficam vinculados ao processo e alimentam o módulo Financeiro para o acompanhamento centralizado.
Como cobrar vários contratos de um único cliente?
Para cobrar diferentes contratos de um mesmo clientes, nós recomendamos:
Criar um Caso no Astrea com o nome do cliente, para facilitar a sua organização;
Então, usar essa página para concentrar todos os valores dos contratos e, depois, montar uma fatura.
Como começar o Financeiro do zero?
Se você já lançou entradas e saídas no Financeiro do Astrea, mas deseja começar tudo do zero, basta limpar os dados desse módulo. Para isso, siga estas instruções:
Acesse a Administração (⚙️) do Astrea;
Na aba ‘Escritório', role a página até o fim e localize a sessão ‘Manutenção de conta';
Em ‘Limpar dados no Financeiro', você verá a frase ‘Exclua todos os dados do seu financeiro e faturamento clicando aqui'. Então, clique sobre o link disponível, como indicado na imagem abaixo.
Lembrando que, se você já tiver boletos com status pendente e seus clientes realizarem pagamento por eles, o pagamento cairá normalmente na sua conta credenciada, mesmo com a limpeza dos dados.
💡 Dica: para recomeçar a usar o módulo Financeiro, temos algumas dicas neste artigo para configurar os recursos de acordo com a realidade do seu escritório.
São as definições iniciais que fazem o sistema gerar informações para você usar em:
Priorização de cobranças;
Planejamento de pagamentos;
Compreensão de quanto cada cliente ou serviço consome de tempo e dinheiro;
Tomada de decisões sobre contratações, precificação e outras.
Caso você tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.