❗ Importante: essa funcionalidade está disponível para os planos Up, Smart, Company e VIP.
Sabemos que a rotina em um escritório é cheia de tarefas operacionais que demandam muito esforço e tempo de você, como na hora de criar peças jurídicas. Foi pensando em facilitar essa atividade que trouxemos uma Inteligência Artificial (IA) para te ajudar a redigir uma peça completa com alguns insumos estratégicos.
Neste artigo, você vai aprender:
Como habilitar as cortesias gratuitas para testar a geração de peças
Quais peças podem ser geradas
Como criar uma nova peça no módulo ‘Criação de peças’
Como acessar o histórico de peças criadas e dados inseridos
Como habilitar as cortesias gratuitas para testar a geração de peças
O funcionamento da IA para confecção de peças jurídicas depende da utilização de créditos, sendo um crédito equivalente a uma peça criada. Durante a etapa de testes, algumas contas do Astrea contam com 2 (duas) cortesias para que possam experimentar a funcionalidade.
❗ Importante: se a sua conta não possui a opção de habilitar cortesias nesse momento, significa que você já recebeu esses créditos gratuitos em um período de pré-lançamento e eles expiraram.
Para habilitar as suas cortesias é bem simples, basta seguir os passos abaixo. Lembrando que a habilitação só pode ser feita por usuárias que tem o perfil de administrador no Astrea.
Passo 1: acesse a barra lateral esquerda do Astrea e clique em ‘Criação de peças’.
Passo 2: ao acessar o módulo, clique no botão azul ‘Ativar cortesias gratuitas’.
Depois disso, 2 créditos de cortesia serão liberados gratuitamente para testar a geração de peças com IA em até 10 dias! Lembrando que um crédito equivale a uma peça gerada e que depois da ativação, qualquer pessoa do escritório pode gerar as peças.
Por fim, se a sua conta não possuir mais cortesias disponíveis, você pode turbinar o seu plano e contar com créditos mensais para gerar suas peças jurídicas com apoio da IA. Clique aqui e acesse o nosso artigo na Central de Ajuda que te mostra o passo a passo para adquirir mais créditos desta e de outras funcionalidades. Importante ressaltar que a contratação de turbos para o plano no Astrea também só pode ser feita por usuárias com perfil de administrador.
Quais peças podem ser geradas
O módulo ‘Criação de peças’ conta com 34 modelos disponíveis, divididos por categorias:
Peças cíveis (20 modelos): Petição Inicial; Contestação Cível; Impugnação à Contestação; Alegações Finais Cível; Apelação Cível; Contrarrazões de Apelação; Contrarrazões ao Recurso Inominado; Contrarrazões de Embargos de Declaração; Agravo de Instrumento; Contraminuta de Agravo de Instrumento; Embargos de Declaração; Recurso Especial; Mandado de Segurança; Recurso Inominado; Impugnação ao Cumprimento de Sentença; Cumprimento de Sentença; Embargos à Execução; Manifestação Processual; Impugnação aos Embargos à Execução; Impugnação ao Laudo Pericial.
Peças trabalhistas (5 modelos): Contrarrazões ao Recurso Ordinário Trabalhista; Recurso Ordinário Trabalhista; Reclamação Trabalhista; Contestação Trabalhista; Recurso de Revista.
Peças previdenciárias (3 modelos): Razões do Requerimento de Revisão do Benefício Administrativo; Razões de Recurso Previdenciário Administrativo; Requerimento de Concessão de Benefício Previdenciário Administrativo.
Pareceres (1 modelo): Parecer Jurídico.
Peças criminais (5 modelos): Queixa-Crime; Resposta à acusação; Habeas Corpus; Apelação Criminal; Alegações Finais Criminais.
Como criar uma nova peça no módulo ‘Criação de peças’
Passo 1: acesse a barra lateral esquerda do Astrea e clique em ‘Criação de peças’. Ou clique no botão abaixo para acessar o módulo diretamente.
Passo 2: ao acessar o módulo, role a tela até achar o tipo de peça que você quer criar. Quando encontrar, clique nela.
Passo 3: siga as instruções e insira os dados necessários para que a IA se baseie para elaborar a peça. O exemplo da imagem abaixo (Petição Inicial Cível) possui apenas um passo de inserção de dados, outros tipos de peças podem possuir mais campos a preencher. Ao final, na parte inferior da tela, clique no botão ‘Avançar’.
💡 Dica: caso tenha escolhido o tipo de peça errado, basta clicar no botão ‘Escolher peça’, que fica à esquerda no topo da tela, em uma barra azul.
Passo 4: na última etapa da geração de peças, a IA irá trazer sugestões de teses. Você pode ordenar ao passar o mouse sobre elas e clicar em uma das setas no canto direito (1). Além disso, você pode editar (2) ou remover (3) a tese, além de adicionar uma jurisprudência (4) ou uma nova tese (5). Veja a localização de cada elemento de acordo com os números na imagem abaixo.
Passo 5: depois de organizar as teses e jurisprudências, você poderá optar por preencher ou não os campos opcionais (caso existam). Recomendamos que os preencha sempre que possível, isso resulta em uma peça final mais detalhada. Depois disso, desça a tela e clique em ‘Gerar documento’.
Passo 6: com as informações fornecidas, em alguns segundos a IA irá gerar um documento completo da peça jurídica. A partir disso, você poderá editar o que entender como necessário, lembrando que é a sua responsabilidade revisar o conteúdo gerado pela IA. Você pode baixar o arquivo no formato .word pelo botão azul ‘Baixar em Word’, ou copiar o texto para colar em outro lugar pelo botão cinza ‘Copiar resultado’.
💡 Dica: no canto inferior esquerdo, você pode avaliar o resultado gerado pela IA nos botões ‘Gostei’ e ‘Não gostei’. Além disso, caso queira já gerar uma nova peça, basta clicar no botão ‘Nova peça’ que fica no canto superior direito da tela.
Como acessar o histórico de peças criadas e dados inseridos
Passo 1: no lado direito da barra azul que fica no topo do módulo, clique no botão ‘Histórico’.
Passo 2: na nova tela, no lado esquerdo você poderá selecionar os pedidos de peças já gerados. Ao selecionar um deles, pode conferir quais dados foram inseridos clicando em ‘Dados inseridos’. Logo abaixo terá o resultado do pedido, com a opção de também baixar em .word ou copiar o resultado caso queira.
Caso tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.
Estes artigos podem interessar a você:
Acompanhe todas as atualizações e novidades do Astrea: siga a @aurum.br no Instagram!