Passar para o conteúdo principal

Como tratar suas publicações com apoio da IA do Astrea

Economize até 4 horas da rotina do seu escritório tratando suas publicações de maneira ágil com apoio da Inteligência Artificial do Astrea.

Leonardo Signoretti avatar
Escrito por Leonardo Signoretti
Atualizado hoje

Importante: até o momento, a funcionalidade está disponível para contas nos planos Company e VIP.

O tratamento de publicações é uma tarefa essencial, mas que pode consumir uma parte significativa do seu dia (até 4 horas diárias!). Pensando em otimizar esse workflow (fluxo de trabalho) e deixá-lo mais estruturado e eficiente, o Astrea agora conta com uma Inteligência Artificial que lê, interpreta e sugere uma série de atividades e tarefas acionáveis baseadas no conteúdo da publicação. Com isso, horas de trabalho são transformadas em minutos de verificação estratégica.

Neste artigo, você vai aprender a tratar suas publicações com apoio da IA do Astrea! Antes disso, é importante ressaltar alguns pontos:

  • Esta é uma funcionalidade gratuita para os planos selecionados.

  • Não é necessária nenhuma ativação e todos os perfis de usuário do seu escritório que podem tratar publicação, também podem utilizar a IA.

Agora, vamos para o passo a passo. Você pode acompanhar pelo texto, ou pelo vídeo gravado pela Bárbara, advogada e gerente de produto no Astrea.

Passo 1: para que a IA atue, a publicação recebida precisa estar vinculada a um processo já cadastrado no Astrea. Uma vez vinculada, a IA fará a análise automaticamente. Com base nisso, ela apresenta uma sugestão de atividade, sendo um prazo e/ou audiência.

No módulo ‘Publicações’, identifique aquela que você deseja tratar. Note que ela terá um tratamento sugerido e uma tag na cor roxo escrito ‘IA’, que indica o funcionamento dela. Ao lado, tem um botão com a sugestão de um prazo e/ou audiência. Clique nele para conferir detalhes sobre a atividade e as tarefas sugeridas.

💡 Dica: se a publicação tiver informações para a parte contrária, a IA não vai sugerir atividades e tarefas, apenas a opção de salvar como histórico.

Passo 2: na seção ‘Tratamentos sugeridos’, a IA vai listar uma atividade principal (prazo e/ou audiência) e uma série de tarefas relacionadas ao conteúdo da publicação já com alguns campos preenchidos: nome da pessoa responsável, título, prioridade e afins. Aqui, você pode:

  • Editar uma sugestão (quadrado em vermelho na imagem): ao clicar no ícone de edição (um lápis - ✏️), você pode ajustar qualquer informação da atividade ou tarefa.

  • Remover uma sugestão (círculo vermelho na imagem): ao clicar no ícone ‘Marcar sugestão como incorreta’ (um polegar para baixo - 👎), você sinaliza para a IA que a sugestão não está correta e assim exclui o prazo, audiência ou tarefa selecionado. Este feedback será utilizado para aprimoramento da IA.

💡 Dica: ao marcar a atividade (prazo e/ou audiência) como incorreta, todas as tarefas relacionadas à ela também serão excluídas.

Passo 3: depois de editar ou marcar sugestões como incorretas caso seja necessário, você tem dois botões:

  • Excluir sugestões: se você não quer que nenhuma sugestão da IA seja aplicada no tratamento da publicação.

  • Confirmar tratamento: se você quer que as sugestões da IA sejam aplicadas e o sistema crie o prazo/audiência e as tarefas.

Importante: a IA é uma importante parceira na sua rotina, mas vale lembrar que ela pode cometer erros. Por isso, sempre recomendamos que você revise as informações trazidas por ela antes de confirmar o tratamento para garantir a precisão final.

Se você optou por confirmar o tratamento sugerido pela Inteligência Artificial, a atividade e as tarefas aparecerão para você já criadas. Na visualização, o prazo e/ou audiência aparece em destaque. Clicando no ícone dos três pontos e depois em ‘Detalhes’, aparece a lista completa de tarefas. Lembrando que mesmo depois da criação, é possível editar esses conteúdos.

No entanto, se optou por excluir as sugestões, você poderá criar a atividade e as tarefas de maneira manual quando quiser.


Caso você tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.

Estes artigos podem interessar a você:

Acompanhe todas as atualizações e novidades do Astrea: siga a @aurum.br no Instagram!

Respondeu à sua pergunta?