Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesGestão de prazosTutoriais
Conheça a diferença entre Andamentos automáticos, Publicação e Intimações eletrônicas
Conheça a diferença entre Andamentos automáticos, Publicação e Intimações eletrônicas

Tire suas dúvidas a respeito de como funcionam as publicações dos diários oficiais, as intimações eletrônicas e os andamentos automáticos.

Jackeline Chagas avatar
Escrito por Jackeline Chagas
Atualizado hoje

Neste artigo buscamos esclarecer o funcionamento e importância de cada um:

Andamentos Automáticos

O Astrea busca atualizações nos tribunais e órgãos responsáveis para identificar movimentações em seus processos. O advogado ou responsável pelo acompanhamento define o tribunal, o tipo de consulta e o número do processo que deseja monitorar.

A partir disso, o sistema verifica periodicamente se há andamentos/movimentações no andamento processual, permitindo o acompanhamento simultâneo de diversas ações sem necessidade de atualização manual.

❗Importante: os andamentos automáticos ficam registrados no Histórico do processo no seu Astrea. Com eles, você ganha maior previsibilidade das movimentações do processo e pode se antecipar às demandas e aos prazos antes de receber a intimação pelo sistema do tribunal.

Publicações

As publicações são comunicações, atos processuais e outras informações liberadas publicamente pelos Diários Oficiais da Justiça.

O Astrea captura automaticamente publicações nos Diários Oficiais da Justiça e em alguns Diários Oficiais de órgãos públicos, utilizando dados de pessoa física (nome do advogado e número da OAB) ou pessoa jurídica (razão social e CNPJ). Isso torna o procedimento de cadastro mais ágil e eficiente.

Além disso, você pode gerenciar seus prazos com o serviço de Publicações Automáticas. Assim que um Diário disponibiliza uma nova publicação, você recebe um alerta e acompanha seus prazos diretamente no Astrea.

Intimações Eletrônicas

As intimações eletrônicas são comunicações formais dirigidas a uma ou mais partes específicas, com o objetivo de notificá-las sobre um ato processual que exige seu conhecimento ou uma ação específica.

O Astrea também captura intimações eletrônicas por meio de buscas nos sistemas dos tribunais (como PJe, PROJUDI e EPROC). Para utilizar essa funcionalidade, basta cadastrar seus dados de acesso ao sistema do tribunal (login e senha) e se credenciar para receber as intimações automaticamente.

❗Importante: o cadastro do seu nome para receber as publicações não garante o recebimento das intimações eletrônicas. Lembre-se de que cada sistema de tribunal exige um login e senha para acesso, sendo necessário se credenciar em todos os sistemas nos quais você deseja receber as intimações.

Seus dados são protegidos e utilizados exclusivamente para a captação das intimações eletrônicas. Você pode saber mais sobre a segurança das suas informações no artigo do link.

Durante a busca, identificamos intimações abertas e fechadas, enviamos as informações para o Astrea e notificamos você por meio de alertas. Após receber as intimações, é possível visualizá-las e gerenciá-las diretamente na plataforma.

💡Dica: as publicações e intimações podem ser visualizadas no módulo de Publicações do seu Astrea. Enquanto as publicações apresentam o símbolo de documento, as intimações são identificadas pelo símbolo de monitor (como você consegue notar na imagem abaixo).


Caso você tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.

Estes artigos podem interessar a você:

Respondeu à sua pergunta?