Antes de começar a cadastrar as entradas e saídas no Astrea, é importante você configurá-lo para que ele corresponda a realidade financeira do seu escritório.
Veja nesse vídeo como é fácil começar: 

Para personalizar suas Categorias, Centro de custo e Contas, basta acessar o Módulo Financeiro e clicar na aba 'Configurações':

CATEGORIAS

As categorias são importantes para extrair as principais estatísticas e filtrar suas entradas e saídas na tela de Lançamentos. Assim você sabe exatamente seus gastos e lucros.

Como adicionar uma nova categoria? 

1. No módulo Financeiro, acesse a aba de "Configurações", escolha a opção 'Categorias'. 

2. Clique no botão azul à direita 'Adicionar categoria'. Escolha um nome e uma cor de acordo com seu sistema de organização

3. Para editar, desativar ou excluir uma categoria, basta clicar no botão de três pontos ao lado direito de cada Categoria

Nota: Categorias específicas tornam sua organização financeira mais complexa. Uma solução é criar agrupadores para uma análise macro no fluxo de caixa. Exemplo: dentro do agrupador "Honorários" é possível incluir as categorias "Honorários de mensalistas" e "Honorários fixos" : 

CENTRO DE CUSTO

Ideal para quando você precisa dividir o Financeiro do seu escritório em departamentos ou projetos independentes. É um grande aliado na hora de filtrar nos lançamentos e no fluxo de caixa. Exemplos mais comuns de Centro de Custo: 

  • Área de atuação: Civil, Trabalhista, Previdenciário
  • Gastos processuais e administrativos
  • Quando o escritório tiver mais de uma unidade

Como adicionar um Centro de Custo?

1. No módulo Financeiro, acesse a aba de 'Configurações', escolha a opção 'Centro de custo'

2. Clique no botão azul à direita 'Adicionar centro de custo'

3. Para editar ou desativar, é só clicar no botão de três pontos ao lado direito de cada Centro de Custo

CONTA

Possivelmente, quando começou a usar o Astrea, você já possuía algum saldo bancário. Nossa recomendação é que você registre esse valor no sistema para que as entradas e saídas reflitam as informações reais da sua conta corrente ou caixinha.

Como adicionar uma conta? 

1. No módulo Financeiro, acesse a aba de 'Configurações', escolha a opção 'Contas' 

2. Clique no botão azul à direita 'Adicionar conta'. Escolha a opção 'Conta corrente' para uma conta bancária ou 'Outros' para adicionar, por exemplo, sua caixinha

3. Para editar, desativar ou torná-la padrão, basta clicar no botão de três pontos ao lado direito de cada conta.

Nota: ao 'Tornar padrão' a conta principal do seu escritório, ela aparecerá como primeira sugestão ao efetuar um lançamento pelo módulo financeiro. Ao lançar uma entrada ou saída por dentro da ficha do processo, será usada a conta padrão exclusivamente.

ACESSO

Se você não se sente confortável compartilhando suas informações financeiras, é interessante limitar o acesso de outros usuários ao módulo Financeiro. Ainda assim, eles podem registrar honorários, timesheets e despesas de clientes por dentro da ficha do processo.

Como limitar o acesso do Financeiro a outros usuários?

1. Clique em  "Administração", simbolizado por uma engrenagem, no topo direito do Astrea, ao lado do seu nome: 

2. Na aba "Acesso" , você escolhe o usuário que deseja limitar o acesso.

3. Role a página para definir o perfil de acesso do usuário: 

Nota: essa opção só é possível para quem possui acesso a administração do sistema.

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