Antes de começar a lançar as entradas e saídas do seu financeiro no Astrea, é importante configurá-lo para que corresponda à realidade do seu escritório. 

Neste artigo você vai aprender:

  • Como adicionar uma nova categoria
  • Como adicionar um centro de custo
  • Como adicionar uma nova conta bancária
  • Como limitar o acesso do financeiro a outros usuários

Veja nesse vídeo como é fácil começar: 

Como adicionar uma nova categoria

As categorias são importantes para extrair as principais estatísticas e filtrar suas entradas e saídas na tela de Lançamentos. Assim você sabe exatamente seus gastos e lucros.

  1. No menu Financeiro, clique em ‘Configurações’ e logo em seguida em ‘Categorias’

2. Agora, clique no botão azul à direita 'Adicionar categoria'. 

3. Um cartão irá abrir, escolha um nome para a categoria e uma cor de acordo com o seu sistema de organização. Clique em ‘Salvar’.

4. Caso você queira editar, desativar ou excluir uma categoria, basta clicar no botão de três pontos no canto direito de cada Categoria

💡Dica: Categorias específicas tornam sua organização financeira mais complexa. Uma solução é criar agrupadores para uma análise macro no fluxo de caixa. Exemplo: dentro do agrupador "Honorários" é possível incluir as categorias "Honorários de mensalistas" e "Honorários fixos", etc. 

 

Como adicionar um centro de custo

Essa opção é ideal para quando você precisa dividir o financeiro do seu escritório em departamentos ou projetos independentes, filtrar os lançamentos e o fluxo de caixa. 

1. No módulo Financeiro, acesse a aba de 'Configurações' e escolha a opção 'Centro de custo'

2. Clique no botão azul à direita 'Adicionar centro de custo'

3. Um cartão irá abrir para que você possa adicionar o nome do novo centro de custo. Clique em ‘Salvar’.

4. Caso você queira editar ou desativar, é só clicar no botão de três pontos ao lado direito de cada Centro de Custo

 

Como adicionar uma nova conta bancária

Possivelmente, quando começou a usar o Astrea, você já possuía algum saldo bancário. Nossa recomendação é que você registre esse valor no sistema para que as entradas e saídas reflitam as informações reais da sua conta corrente ou caixinha.

1. No módulo Financeiro, acesse a aba de 'Configurações', escolha a opção 'Contas' 

2. Clique no botão azul à direita 'Adicionar conta'. Escolha a opção 'Conta corrente' para uma conta bancária ou 'Outros' para adicionar, por exemplo, sua caixinha interna.

3. Preencha todos os dados obrigatórios da sua conta.

4. Para editar, desativar ou torná-la padrão, basta clicar no botão de três pontos ao lado direito de cada conta.

💡Dica: Ao 'Tornar padrão' a conta principal do seu escritório, ela aparecerá como primeira sugestão ao efetuar um lançamento pelo módulo financeiro. Ao lançar uma entrada ou saída por dentro da ficha do processo, será usada a conta padrão exclusivamente.

 

Como limitar o acesso do financeiro a outros usuários

Se você não se sente confortável compartilhando suas informações financeiras, é interessante limitar o acesso de outros usuários ao módulo Financeiro. Mesmo com a limitação, eles podem registrar honorários, timesheets e despesas de clientes por dentro da ficha do processo.

1. Clique em  ‘Administração’ no canto direito superior e clique na aba ‘Acesso’

2. Escolha o usuário que você deseja limitar o acesso do financeiro, clique nos três botões no canto direito e escolha ‘Editar’

3. Abaixo do cartão que informa o perfil de acesso do usuário, deixe a opção ‘Acesso ao módulo financeiro’ em branco e clique em ‘Salvar’

Importante: Essa opção só é possível para quem possui acesso à administração do sistema.

Encontrou sua resposta?