Como se credenciar para emitir boletos no Astrea

Ao se credenciar, você consegue emitir boletos para seus clientes através da sua conta Astrea

Erico Fernandes avatar
Escrito por Erico Fernandes
Atualizado há mais de uma semana

Neste artigo você vai aprender a:

  • Se credenciar pelo Astrea para emitir boletos;

  • Diferenças entre se credenciar como Pessoa Jurídica e Pessoa Física;

  • Informações da validação antifraude.

Como se credenciar para emitir boletos no Astrea

Por meio da parceria do Astrea com o PJBank, você pode gerar boletos sem precisar usar outros serviços. Somente os usuários que tenham permissão de administrador podem credenciar as contas bancárias cadastradas no Astrea.

Ao usar essa ferramenta você tem a abertura de convênio na agência bancária realizado automaticamente; a tarifa é única e cobrada apenas na liquidação do boleto; não há taxas de baixa, alteração ou permanência do boleto; e as transações financeiras são automatizadas.

Para se credenciar e começar emitir boletos no Astrea, siga os passos abaixo:

1. Clique no menu ‘Financeiro’

2. Em seguida, no menu ‘Configurações’ e depois na opção ‘Contas’

3. Escolha a conta que você deseja vincular ao PJBank e clique em ‘Clique aqui para credenciar’ 

4. Selecione se seus dados serão de uma pessoa física ou jurídica

5. Preencha os campos em branco:

  • Razão social / Nome: informe neste campo a razão social da sua empresa ou o nome da pessoa física.

  • CNPJ/CPF: digite o CNPJ se for pessoa jurídica ou o CPF no caso de pessoa física. Se você inserir dados de uma Pessoa Jurídica, é necessário que os dados da conta bancária estejam vinculados a este CNPJ. No caso da escolha de cadastro por meio de Pessoa Física, o titular da conta bancária precisa ser o mesmo do CPF.

  • E-mail: preencha com o e-mail que será usado para as questões financeiras.

  • Telefone: forneça um número de telefone pelo qual a PJBank poderá entrar em contato para tratar de autorizações e confirmações de dados.

  • Banco; Agência e Conta: terá os dados do banco, agência e conta o qual você escolheu usar para receber os pagamentos de boletos. Caso seja necessário alterar essas informações, você deve ajustar os dados do cadastro da sua conta financeira no Astrea. Se sua conta for do Banco do Brasil, coloque todo o número da agência, inclusive o dígito.

Importante: O Astrea é um software voltado para advogados, logo a ferramenta de boletos foi criada pensando em facilitar a cobrança dos seus honorários e despesas advocatícias. É por essa razão que as contas credenciadas para emitir boletos no Astrea precisam ser de pessoas físicas ou jurídicas que estejam registradas na Receita Federal como prestadores de serviço advocatício.

Vale lembrar que a conta não precisa ser necessariamente sua, mas deve pertencer a uma pessoa física ou jurídica cadastrada na RF como sendo do ramo da advocacia. Se a conta credenciada no Astrea não atende esse requisito, ela é cancelada.

6. Após ler os ‘Termos de Serviço’, selecione o campo ‘Eu concordo com os Termos de Serviço’.

7. Com os campos preenchidos, clique em ‘Credenciar para Boletos PJBank’ e pronto! Sua conta está credenciada para emitir boletos no Astrea.

Informações de Validação Antifraude 

Um dia útil após o credenciamento, o PJBank transfere (TED) R$0,01 para a conta credenciada para confirmar se os dados bancários estão corretos. O objetivo é garantir que o valor dos boletos que você emitir caiam na sua conta corretamente. Caso a TED retorne, o PJBank entrará em contato por e-mail para confirmar suas informações.

Por questão de segurança, o valor total do boleto será repassado para a sua conta somente após a validação junto ao banco credenciado no Astrea.
O PJBank poderá, também, querer confirmar alguns dados por motivos de segurança e como parte de sua política antifraude. Esse procedimento pode ocorrer de duas formas:

  • Cadastro como Pessoa Jurídica: se necessário, o PJBank poderá entrar em contato para validar algumas informações suas e/ou do seu banco.

  • Cadastro como Pessoa Física: para confirmar seus dados, você vai receber um e-mail do nosso parceiro PJBank pedindo para você enviar uma foto da carteirinha da OAB e uma foto do certificado de regularidade da OAB que pode ser adquirido de forma gratuita nos sites da OAB do seu estado. Você tem até 10 dias corridos para que os dados sejam enviados, durante esse período você receberá o pagamento dos boletos normalmente. Após o prazo, caso você não envie os documentos, sua conta no PJBank é bloqueada. 

💡Dica: Logo após o credenciamento, você já pode deixar configurado os valores de multa e juros que serão cobrados caso seus clientes atrasem os pagamentos dos boletos.

Se você cadastrou errado ou ficou com alguma dúvida em relação a emissão de boletos, entre em contato com Suporte via chat.

Respondeu à sua pergunta?