Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesControle de finanças com o AstreaEmissão de boletos no Astrea
Como receber o pagamento de um boleto gerado pelo Astrea
Como receber o pagamento de um boleto gerado pelo Astrea

Entenda os detalhes referentes ao pagamento de boletos gerados no Astrea.

Erico Fernandes avatar
Escrito por Erico Fernandes
Atualizado há mais de uma semana

O módulo financeiro do Astrea conta com a funcionalidade de gerar boletos, que facilita a gestão financeira do seu escritório no dia a dia.

Neste artigo você vai aprender:

  • Como orientar seus clientes sobre pagamento de boletos

  • Qual é o valor cobrado para cada boleto pago

  • Qual é o período da conciliação e compensação dos boletos

  • Os status do boleto na sua aba de Lançamentos Financeiros

Como orientar seus clientes sobre pagamento de boletos

Os seus clientes poderão realizar o pagamento após 1 hora da emissão do boleto. Isso acontece, porque o registro interbancário não é imediato e o nosso parceiro PJBank necessita desse tempo para realizar o registro do boleto.

O banco que estiver nos boletos é, por enquanto, aleatório. Isso não interfere nos valores e nem no período de conciliação e compensação.

Qual é o valor cobrado para cada boleto pago

Para cada boleto pago, será descontado uma taxa de R$ 2,85. Esta cobrança é padrão, independente do valor cobrado ao seu cliente.

Período da conciliação e compensação dos boletos

O Astrea leva um dia (D+1) para conciliar e marcar um lançamento como recebido após o pagamento do boleto. Quando isso acontecer, um alerta será enviado para os usuários com acesso ao financeiro informando da baixa. Já a compensação dos pagamentos dos boletos leva dois dias (D+2) para cair em sua conta.

Alguns feriados podem alterar as datas destes processos. No caso de feriado nacional, no estado de São Paulo, ou em Barueri (sede do PJBank), a etapa em que está o processo do pagamento do boleto é adiada em um dia útil. Se for feriado na cidade onde se encontra a agência da sua conta bancária, a compensação atrasará um dia.

Quando o primeiro boleto que você emitir for pago, o PJBank poderá entrar em contato para confirmar alguns dados para fins de segurança e antifraude.

Os status do boleto na sua aba de 'Lançamentos Financeiros'

Na tela de lançamentos do Financeiro, o boleto pode ter três status diferentes:

  • Boleto pendente: o boleto foi emitido e está aguardando o pagamento 

  • Boleto pago: o boleto foi pago e o dinheiro estará na sua conta em até dois dias

  • Boleto cancelado: caso você cancele algum boleto, o boleto aparecerá como ‘Boleto Cancelado’ no menu Alertas.

❗Importante: ao se credenciar, o PJBank transfere (TED) R$0,01 para a conta credenciada para confirmar se os dados bancários estão corretos. O objetivo é garantir que o valor dos boletos que você emitir caiam na sua conta corretamente. Caso a TED retorne, o PJBank entrará em contato por email para confirmar suas informações. Por questão de segurança, o valor total do boleto será repassado para a sua conta somente após a validação junto ao banco credenciado no Astrea.


Caso você tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.

Estes artigos podem interessar a você:

Respondeu à sua pergunta?