Neste artigo você vai aprender a:

  • Como orientar seus clientes sobre pagamento de boletos
  • Valor cobrado para cada boleto pago
  • Período da conciliação e compensação dos boletos
  • Os status do boleto na sua aba de Lançamentos Financeiros

Como orientar seus clientes sobre pagamento de boletos

Os seus clientes poderão realizar o pagamento após 1 hora da emissão do boleto. Isso acontece, porque o registro interbancário não é imediato e o nosso parceiro PJBank necessita desse tempo para realizar o registro do boleto. O banco que encontra-se nos boletos é, por enquanto, aleatório. Isso não interfere nos valores e nem no período de conciliação e compensação.

Valor cobrado para cada boleto pago

Para cada boleto pago, será descontado uma taxa de R$ 2,95. Esta cobrança é padrão, independente do valor cobrado ao seu cliente.

Período da conciliação e compensação dos boletos

O Astrea leva um dia (D+1) para conciliar e marcar um lançamento como recebido após o pagamento do boleto. Um alerta será enviado para os usuários com acesso ao financeiro informando da baixa. A compensação dos pagamentos dos boletos leva dois dias (D+2) para cair em sua conta. 

Alguns feriados podem alterar as datas destes processos. No caso de feriado nacional ou em Campinas (sede do PJBank), a etapa em que está o processo do pagamento do boleto é adiada em um dia útil. Se for feriado na cidade onde se encontra a agência da sua conta bancária, a compensação atrasará um dia. 

Quando o primeiro boleto que você emitir for pago, o PJBank poderá entrar em contato para confirmar alguns dados para fins de segurança e antifraude.

Os status do boleto na sua aba de Lançamentos Financeiros

Na tela de lançamentos do Financeiro, o boleto pode ter três status diferentes:

  • Boleto pendente: o boleto foi emitido e está aguardando o pagamento 
  • Boleto pago: o boleto foi pago e o dinheiro estará na sua conta em até dois dias
  • Boleto cancelado: caso você cancele algum boleto, o boleto aparecerá como ‘Boleto Cancelado’ no menu Alertas.

❗Importante: Ao se credenciar, o PJBank transfere (TED) R$0,01 para a conta credenciada para confirmar se os dados bancários estão corretos. O objetivo é garantir que o valor dos boletos que você emitir caiam na sua conta corretamente. Caso a TED retorne, o PJBank entrará em contato por email para confirmar suas informações. Por questão de segurança, o valor total do boleto será repassado para a sua conta somente após a validação junto ao banco credenciado no Astrea. 

Encontrou sua resposta?