Todas as coleções
Configurações do sistema
Conheça o perfil de acesso Colaborador
Conheça o perfil de acesso Colaborador

Neste artigo você vai aprender sobre as permissões e restrições do perfil Colaborador em cada área do Astrea.

Erico Fernandes avatar
Escrito por Erico Fernandes
Atualizado há mais de uma semana

Importante: as informações deste artigo são válidas para usuários do Astrea nos planos PRO, Company e VIP.

O perfil colaborador é o perfil com menor nível de permissão de acesso no Astrea. Ele pode ser utilizado por usuários sem muita ação na parte jurídica do escritório. É comum os escritórios utilizarem esse perfil para assistentes, estagiários e pessoas envolvidas no financeiro ou administrativo.

💡Dica: para saber como alterar o perfil de um usuário, clique aqui.

Administração

O perfil ‘Colaborador’ é o único que não tem acesso à Administração do Astrea. Portanto, ele não pode alterar os dados do escritório, mudar o acesso de outros usuários ou mesmo configurar os nomes de quem receberá as publicações.

Processos e Casos

Esse perfil pode adicionar processos e casos no Astrea. Veja os tipos de acesso que esse perfil tem nos processos:

  • Processo Público

  1. Pode visualizar e editar todos os processos públicos

  2. Pode excluir o processo público apenas se ele for o criador do processo no Astrea

  • Processo Privado

  1. Pode visualizar e editar o processo privado se ele for o responsável

  2. Pode excluir o processo privado apenas se ele for o criador do processo no Astrea

  • Processo de Equipe

  1. Pode visualizar e editar o processo de equipe se ele for um dos membros da equipe responsável ou estiver envolvido no processo

  2. Pode excluir o processo de equipe apenas se ele for o criador do processo no Astrea

Para saber como adicionar um processo ou caso no Astrea, leia esse artigo.

Publicação

O usuário “colaborador” não possui acesso ao módulo de Publicações, por isso não pode receber nem tratar as publicações dentro do Astrea. Mas, ele pode receber atividades delegadas por outro usuário e que estejam vinculadas a alguma publicação. Neste caso, ele conseguirá ver o teor da publicação em que possui alguma atividade delegada.

Tarefas

Um usuário “colaborador” pode visualizar, adicionar e comentar em todas as tarefas. Para editar ou excluir uma tarefa, ele precisa ser o usuário quem criou a atividade. Para marcar como realizado, o usuário precisa ser o criador ou o responsável pela tarefa.

Se quiser alterar etiquetas ou alterar a lista de tarefas, o usuário colaborador precisa ser o criador, o responsável ou estar envolvido na tarefa.

Clique aqui para saber como adicionar uma tarefa no Astrea.

Eventos

O perfil colaborador pode visualizar e adicionar eventos no Astrea sem restrições, mas só pode editar ou excluir se ele for o criador daquele evento.

Para marcar como realizado ou cancelar, o usuário precisa ser o criador ou o responsável do evento. Por fim, para alterar as etiquetas o usuário precisa ser ou o criador ou o responsável ou envolvido do evento.

Para saber como adicionar um evento no Astrea, leia esse artigo.

Prazos e Audiências

Esse perfil de usuário pode apenas visualizar os prazos e audiências. Caso ele seja responsável ou envolvido em algum prazo e audiência, ele pode alterar as etiquetas.

O colaborador não possui permissão para adicionar, editar, excluir, realizar ou cancelar prazos e audiências, mas pode incluir atividades pré-definidas.

Além disso, pode visualizar e adicionar documentos aos prazos e audiências, mas só pode editar ou excluir esses documentos se for o criador do documento.

O colaborador pode visualizar as notificações de um prazo ou audiência. Porém, só pode adicionar, editar, excluir ou reenviar a notificação se ele for o responsável pelo prazo.

Faturamento

O usuário “colaborador” pode visualizar, adicionar, editar e excluir despesas nos processos que possui acesso.

O colaborador também pode visualizar, adicionar, editar e excluir timesheets. Mas, atenção: visualiza apenas as horas e não os valores monetários. Caso ele tenha permissão de acesso ao módulo de faturamento, aí sim o usuário pode visualizar os valores.

Quanto aos honorários, o usuário colaborador pode visualizar, adicionar, editar e excluir, caso ele tenha a permissão de acesso ao módulo de faturamento.

Financeiro

O perfil colaborador tem acesso ao módulo Financeiro se essa permissão for dada ao usuário na Administração do Astrea. Para que ele não tenha acesso a esse módulo, basta deixar a opção indicada abaixo em branco.

Gráficos

Na Área de Trabalho, o usuário colaborador tem acesso ao gráfico ‘Minhas Atividades’. Nele o usuário pode visualizar o progresso das suas tarefas, eventos, prazos e audiências de forma separada. No quadro você pode ver o número total de atividades que estão concluídas, atrasadas ou a realizar.

Respondeu à sua pergunta?