Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesProcessos, Casos e AtendimentosProcessos e Casos
Por que minha busca por processo automático (individual) falhou?
Por que minha busca por processo automático (individual) falhou?

Veja quais as situações que podem ocasionar falhas nas buscas por processos (individuais) automáticos e o que fazer em cada uma.

Patricia Machado avatar
Escrito por Patricia Machado
Atualizado há mais de um mês

Você realizou uma busca individual por processo automático mas ela falhou? Neste artigo, você vai aprender as possíveis causas dessas falhas:

  • Os parâmetros das buscas estão errados

  • O site do tribunal está congestionado

  • Os mecanismos de busca do Astrea quebraram por conta de mudanças no site do tribunal

  • O processo está em segredo de justiça ou possui certificação digital

  • Problemas internos

Importante: vamos explicar caso a caso abaixo, mas é importante pontuar que em qualquer situação, você pode contar com nossa equipe de Suporte para te ajudar. Basta entrar em contato pelo chat.

Causa 1: os parâmetros das buscas estão errados

Um dos motivos mais comuns é quando os dados inseridos na busca não conferem. Isso acontece quando, por exemplo, o tipo de busca selecionado está incorreto. Para cada busca processual existem parâmetros de busca diferentes. É importante incluir informações corretas para que sua busca funcione como o esperado.

Exemplo: considere uma busca processual no TJSP. Depois de selecionar o tribunal, você pode escolher um dos tipos de busca, que são os tipos de consulta realizada no site do tribunal (ESAJ, PROJUDI, FÍSICO e outros).

Dependendo do tipo de busca que você escolher, outras informações serão necessárias, como a busca por incidentes e a senha do processo (senha para acesso aos documentos e incidentes, diferente da busca por processos em segredo de justiça).

Outro exemplo é a consulta de processos com identificação. Nesse caso, você deve informar os seus dados de acesso (CPF e senha do advogado).

É importante se atentar às informações e parâmetros de busca, que devem ser da mesma forma como você consulta no site do tribunal. Ao escolher ou inserir informações erradas, a busca do processo falha.

Causa 2: o site do tribunal está congestionado

Alguns tribunais recebem um número elevado de acessos todos os dias, o que causa congestionamento e impede o acesso às informações, provocando também instabilidade e prejudicando não só as buscas, mas também as atualizações dos processos já cadastrados no Astrea.

Nessas situações, recomendamos realizar as buscas em horários alternativos (fora do horário comercial ou nos finais de semana).

Causa 3: os mecanismos de busca do Astrea quebraram por conta de mudanças no site do tribunal

Para desenvolver um novo mecanismo de busca para a captação de processos no site do tribunal, nossos desenvolvedores estudam minuciosamente o site do tribunal para construir os robôs que vão trazer as informações para o Astrea.

Quando o site do tribunal sofre qualquer tipo de mudança (um novo campo é acrescentado ou modificado, o layout do site muda, o site muda de cor, entre outros) isso afeta diretamente os robôs, quebrando as buscas.

Os sites dos tribunais são constantemente monitorados para avisar sempre que uma mudança ocorre e afeta nossos robôs. Mas dependendo da mudança, o restabelecimento do serviço pode levar um tempo maior que o esperado, pois novos robôs precisam ser desenvolvidos para que as buscas voltem a funcionar normalmente.

Causa 4: o processo está em segredo de justiça ou possui certificação digital

Os processos em segredo de justiça (que precisam da senha de acesso) podem ser localizados ao incluir a senha do processo (ou a senha do advogado, dependendo dos parâmetros de busca do processo) ou ainda cadastrados manualmente enquanto o acompanhamento das atualizações pode ser feito através das publicações. Veja mais detalhes nesse artigo.

Já os processos que tem certificação digital não podem ser localizados pelo Astrea, pois possuem recursos de segurança como token (pendrive) e cartão de acesso que não podem ser copiados ou acessados por programas de terceiros, como o caso do Astrea. Neste caso, sugerimos inserir os processos manualmente e acompanhar as atualizações através das publicações (caso o tribunal possibilite esse tipo de acompanhamento).

Causa 5: problemas internos no Astrea

Em casos raros, as buscas podem ser afetadas quando ocorre alguma instabilidade em nossa infraestrutura, que pode ocorrer devido ao grande número de buscas realizadas e causam sobrecarga no sistema. Normalmente, essa instabilidade é temporária.


Caso você tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.

Estes artigos podem interessar a você:

Respondeu à sua pergunta?