A lista de prazos cresce e o celular não para de receber notificações de clientes querendo atualizações. No meio disso, você está querendo identificar o que é mais importantes e transformar essas informações em tarefas, para que nada escape de seus dedos no escritório.
Não há como negar: a rotina jurídica se parece com esse cenário muitas vezes. Também é normal buscar na tecnologia uma forma de otimizar o seu advogar, conquistando tempo para se dedicar ao que você realmente se destaca. E é por isso que você já confia no Astrea como um grande aliado na organização e produtividade.
Você já conhece também os recursos de IA do Astrea para evoluir ainda mais a sua atuação? É o que veremos a partir de agora!
Quais funcionalidades de IA estão disponíveis no Astrea?
Atualmente, o Astrea conta com duas funcionalidades de Inteligência Artificial integradas à plataforma.
Tradução de andamentos para uma linguagem acessível
‼️ Importante: esta funcionalidade está disponível para os planos Smart, Company e VIP. Cada assinatura oferece uma quantidade de créditos para testes.
O relacionamento com seus clientes pode melhorar bastante com esta funcionalidade! Com a tradução de andamentos por IA, eles podem receber as movimentações do processo por e-mail – sem todo aquele juridiquês, de forma bem mais simples e objetiva.
Você ainda pode ativar uma etapa de aprovação antes do envio, permitindo ajustar ou até cancelar o compartilhamento de movimentações que não sejam tão relevantes. Assim, é possível manter o controle total sobre o que chega ao cliente.
Por que o recurso é útil?
Garante que o cliente entenda o que está acontecendo;
Reduz a quantidade de contatos perguntando “como está o processo”, economizando o tempo da equipe nas respostas;
Padroniza a comunicação e dá mais profissionalismo ao atendimento;
Evidencia a inovação do escritório e aumenta a percepção de valor de seus serviços.
💡 Dica: você pode testar a tradução de andamentos por IA com alguns clientes no início, coletando feedback e entendendo para quais situações esse recurso funciona melhor.
Por exemplo, nem sempre será tão estratégico liberar as movimentações para clientes ansiosos ou que precisam de um contato mais próximo. Mas as pessoas mais antenadas ou empresas podem aproveitar bastante as atualizações automáticas chegando com frequência até elas.
A configuração desses envio é feita pelo painel de Clientes, acessando individualmente a ficha de cada um deles. Saiba mais neste passo a passo.
Classificação automática de andamento como importante
Se você costuma perder tempo vasculhando quais andamentos precisam de atenção imediata, essa funcionalidade pode ser o apoio que sempre sonhou. A IA do Astrea identifica automaticamente as movimentações que podem ter grande relevância ou exigir a criação de prazo ou tarefa.
Os andamentos selecionados ficam no campo ‘⭐️ Importantes’ lá no módulo de Alertas. A boa notícia é que a funcionalidade está disponível para todos os planos e você não precisa configurar nada para começar a usar. Basta acessar com frequência o módulo de Alertas.
Por que o recurso é útil?
Aumenta a agilidade na triagem dos andamentos processuais;
Diminui o risco de perder prazos importantes;
Garante ainda mais segurança na rotina do escritório;
Ajuda estagiários e colaboradores com menos experiência a identificarem com mais facilidade o que precisa ser tratado com prioridade.
Dá para confiar nos recursos de IA do Astrea?
Essa é uma dúvida bastante válida, já que uma das funcionalidades de IA do Astrea envolve a comunicação com seus clientes. Mas não se preocupe! Os recursos foram desenvolvidos com foco total no apoio à sua atuação. Você continua no controle:
A tradução de andamentos pode passar pela etapa de validação;
A classificação dos andamentos importantes serve como guia para priorização, mas é você quem decide o que será tratado, quando e por quem;
Nenhuma decisão é tomada pela IA: ela organiza e sugere para te oferecer tempo e embasamento para suas escolhas.
E mais importante de tudo: você pode ajudar a tornar a IA do Astrea cada vez melhor. Ao usar a classificação dos andamentos importantes no dia a dia, é possível sinalizar se a sugestão foi útil ou não. Os feedbacks ajudam no aperfeiçoamento contínuo da plataforma.
Muito mais do que um usuário, você se torna parte da evolução do Astrea.
Como aproveitar a IA do Astrea no seu dia a dia?
Ativar as funcionalidades é só um primeiro passo. Então, vamos ao que realmente importa? Para explorar todo o potencial da IA do Astrea, é importante pensar em como ela se encaixa na sua rotina de trabalho, no estilo do seu atendimento e nos objetivos do seu escritório.
Aqui vão algumas práticas que podem fazer a diferença!
Comece com pequenos testes
Como vimos, antes de liberar as traduções de andamentos para todos os clientes, selecione um grupo de controle para testar a recepção deles. Isso permite observar os resultados com mais atenção, ajustar o tom das mensagens e entender qual perfil de cliente responde melhor às mensagens.
Personalize a experiência do cliente com a IA
Marcou alguma reunião de acompanhamento com seus clientes que estão recebendo os andamentos traduzidos pela IA? Aproveite o momento para coletar opiniões e sugestões de melhorias para essas mensagens.
Use os resultados como argumento de valor
Quando for fechar um novo contrato, lembre-se de mencionar que seu escritório oferece um serviço premium de acompanhamento, com informações relevantes sempre ao alcance desses clientes. Isso reforça a imagem de modernidade, organização e proatividade dos seus serviços. Sem falar que agrega bastante confiança, concorda?
Adote a classificação automática no planejamento do dia
Logo de manhã, acesse o módulo de Alertas e confira a aba de Importantes para conferir rapidamente o que pode se tornar uma atividade no seu Astrea. Isso ajuda a começar o dia com a priorização do que precisa da sua atenção imediata.
Deixe seu feedback para o Astrea
Quando você notar que a IA marcou equivocadamente um andamento como importante, lembre-se de sinalizar isso para o Astrea:
No card do andamento, selecione a opção ‘Tratar andamentos’;
Clique sobre a estrela no canto direito do andamento para desmarcá-la.
As funcionalidades de IA do Astrea são um diferencial estratégico para o seu escritório. Além de reforçar laços com seus clientes, ainda cuida das tarefas operacionais para você poder se dedicar às decisões importantes.
A advocacia do futuro chegou, e agora é hora de aliar as inovação à sua expertise para conquistar ainda mais eficiência na sua operação. Se ainda não experimentou os recursos, que tal aproveitar agora mesmo?