Passar para o conteúdo principal

Perguntas frequentes sobre certificado digital

Aqui estão as respostas para as principais dúvidas sobre o certificado digital e o seu cadastro no Astrea!

Giovanna Hespanhol avatar
Escrito por Giovanna Hespanhol
Atualizado essa semana

Para permitir as consultas com identificação aos processos do TJSP e do TJMS, é preciso cadastrar um certificado digital do tipo A1 no seu Astrea. Essa é uma medida essencial para liberar o acompanhamento processual automático desses tribunais com segurança.

Conversando com nossos clientes, notamos algumas dúvidas e trouxemos as respostas neste artigo!

Sobre o certificado digital

O que é um certificado digital?

O certificado digital é um arquivo que funciona como se fosse a sua identidade no ambiente on-line. Com ele, é possível acessar diversos serviços que precisam de uma autenticação e também fazer a assinatura de documentos de forma segura.

No Astrea, o certificado digital do tipo A1 será o responsável por acessar o sistema ESAJ para realizar as consultas com identificação no TJSP e TJMS, de maneira totalmente automática. Assim, você não precisa inserir senhas a cada tentativa nem mesmo abrir cada tribunal manualmente para tomar ciência dos andamentos desses processos.

💡 Dica: Se você ainda não tem um certificado digital A1, pode obtê-lo por qualquer empresa certificadora de sua preferência.

Para facilitar a sua busca, fizemos uma parceria com a Certisign – que garante 30% de desconto para os clientes Astrea. Se quiser aproveitar essa condição, acesse este link que já tem o cupom aplicado!

Já tenho um certificado digital A1. Como localizá-lo?

O primeiro passo é procurar no seu e-mail. A certificadora geralmente envia as informações assim que você contrata o certificado digital.

Mas se tiver a certeza de que o arquivo do certificado está armazenado no computador, pode procurar entre as pastas e documentos salvos. É bem simples:

No Windows

  • Clique na caixa de pesquisa do Windows, que fica na barra de tarefas ou no menu Iniciar;

  • Escreva .pfx (ou .p12, dependendo da extensão do seu certificado) e clique no Enter para fazer a pesquisa;

  • O seu computador vai mostrar os arquivos com essa extensão. Agora, é só localizar o certificado entre eles.

No Macbook

  • Abra o spotlight do Macbook pressionando em command + espaço no seu teclado;

  • Escreva .pfx na barra de pesquisa;

  • Os resultados vão aparecer na tela. Clique em ‘Buscar no finder’ para descobrir em que pasta o arquivo do certificado está.

❗️ Importante: Para o certificado tipo A1, que é o único aceito pelo Astrea, é preciso instalar o arquivo em um computador Windows primeiramente, devido à compatibilidade do sistema operacional. Depois disso, você pode importá-lo para o MacOS fazendo um backup do documento.

Por que só é possível cadastrar o certificado digital A1 (Pessoa Física)?

O certificado digital do tipo A1 é a única tecnologia que permite a automação segura e contínua das consultas em tribunais que utilizam Autenticação em Dois Fatores (2FA). Por ser um arquivo digital, ele é instalado em um ambiente seguro e fica acessível diretamente pelo Astrea. Ou seja, as consultas aos tribunais podem acontecer de forma automatizada, sem necessidade da sua presença para liberar o acesso a cada nova tentativa dos nossos robôs.

Já o certificado A3 funciona de forma diferente: é um dispositivo físico (um token ou um cartão com leitora) que exige sua validação para ser utilizado. A cada consulta, você precisaria ligar o computador, conectar o dispositivo e inserir a senha manualmente. Essa dependência inviabiliza a automação contínua e ininterrupta que nos propomos a te oferecer.

Além disso, assim como outros sistemas jurídicos que oferecem automação, o Astrea segue um padrão técnico já consolidado no mercado. A infraestrutura desses softwares não é compatível com a leitura automática de certificados A3.

Por que não aceitam certificado de pessoa jurídica?

O Astrea trabalha apenas com o certificado A1 de pessoa física (PF) por causa de uma limitação técnica relacionada à forma como os tribunais implementaram a Autenticação de Dois Fatores (2FA).

Explicando brevemente, o sistema ESAJ não tem contas vinculadas ao CNPJ dos escritórios – apenas ao CPF da pessoa advogada. Por esse motivo, o certificado de pessoa jurídica (PJ) não atende aos requisitos para viabilizar as consultas com identificação do TJSP e TJMS.

Eu já tenho um certificado A3 em uso nos tribunais. Existe algum problema em criar um certificado A1?

Sem problemas! Na verdade, são credenciais de acesso diferentes, mas com um objetivo semelhante: manter a segurança dos seus dados.

  • O certificado A1 é um arquivo digital que fica instalado no seu computador.

  • O certificado A3 é um dispositivo físico, que requer uma conexão ao computador, com token e senha, para ser usado.

Reforçamos que, para o Astrea realizar as consultas com identificação ao TJSP e TJMS, é necessário cadastrar um certificado digital do tipo A1.

Sobre o cadastro do certificado no Astrea

É seguro compartilhar o certificado digital com o Astrea?

Sim e a segurança dos seus dados é nossa maior prioridade.

O certificado digital será usado exclusivamente para realizar as consultas automatizadas de andamentos dos seus processos no TJSP e TJMS. Ele fica armazenado de forma criptografada e protegida, seguindo os mais altos padrões de segurança da informação e das exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ele funciona da seguinte forma:

  • Sempre que nosso sistema precisa consultar o andamento de um processo, ele usa o certificado para fazer a autenticação obrigatória no tribunal, simulando o acesso como se fosse você;

  • Como precisamos garantir que as informações cheguem no seu Astrea, esse procedimento acontece várias vezes ao dia;

  • Mas isso acontece de modo totalmente automático. Você não precisa fazer nada para liberar esses acessos, já que o certificado foi cadastrado com sucesso.

Quantos certificados posso cadastrar no Astrea?

No momento, o Astrea permite o cadastro de apenas um certificado digital.

Por que não consigo cadastrar meu certificado digital no Astrea?

Existem alguns motivos para o Astrea apresentar erro na hora de cadastrar o certificado:

  • O certificado digital não é do tipo A1, o único aceito pelo sistema;

  • O arquivo do certificado está no formato incorreto. Ele precisa estar em .pfx ou .p12;

  • Os dados cadastrados estão incorretos, podendo ser o nome/identificador do certificado, a senha de acesso, a UF ou o número da OAB;

  • Não foi possível realizar a leitura do certificado, pois o arquivo está corrompido. Neste caso, o ideal é entrar em contato com a certificadora para investigar o problema;

  • O certificado chegou ao fim do prazo de validade. Assim, será necessário contratá-lo novamente;

  • Já existe um certificado cadastrado no Astrea. No momento, só é possível inserir um por conta.

Se não for nenhuma dessas alternativas, entre em contato com o nosso Suporte pelo chat que vamos te ajudar a identificar o problema!

O que colocar no campo ‘Nome/Identificador do certificado’?

Fica a seu critério! A ideia é inserir um título que te ajude a identificar qual certificado é esse que foi inserido no Astrea – por exemplo, um endereço de e-mail ou o nome do proprietário do certificado.

💡 Dica: Todo certificado digital tem um prazo de validade. No caso do tipo A1, costuma ser de 1 ano. Para dar destaque a essa informação, que tal inserir junto ao campo identificador no Astrea? Por exemplo: Oliveira [V. 17/06/26]

Não aparece a opção de inserir o certificado digital no meu perfil. O que devo fazer?

Somente quem tem o perfil 'Administrador' pode gerenciar o certificado digital. Caso precise fazer alguma alteração na conta e não tenha acesso a essa seção, sugerimos falar com quem contratou o Astrea para alterar as suas permissões de acesso.

Além disso, neste primeiro momento, liberamos a funcionalidade apenas para escritórios com processos no TJSP e no TJMS.

Renovei o meu certificado digital. Como o atualizo no Astrea?

No momento, para atualizar o seu certificado digital no Astrea, é necessário excluir o arquivo incluído anteriormente e cadastrar o novo documento no lugar.

Já cadastrei meu certificado digital. Por que os andamentos processuais ainda não estão chegando?

Para retomar as consultas com identificação no TJSP e TJMS, é preciso desvincular os processos que foram afetados e vinculá-los novamente, informando o certificado no cadastro da busca. Entenda como fazer isso neste artigo!

💡 Dica: Você pode utilizar os filtros do Astrea para fazer esse procedimento de desvincular e vincular os processos novamente por meio das ‘Ações em lote’. Saiba mais aqui!

Respondeu à sua pergunta?