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Tudo sobre o certificado digital no Astrea: qual formato usar, como adicionar e excluir

Com isso, você terá o acompanhamento automático de processos mesmo em tribunais com o duplo fator de autenticação (2FA), como o TJSP e TJMS.

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Escrito por Leonardo Signoretti
Atualizado hoje

Importante: esta funcionalidade está disponível por enquanto para os escritórios com processos no TJSP e TJMS. Apenas quem tem o perfil ‘Administrador’ no Astrea pode gerenciar o certificado digital.

Os tribunais no Brasil estão implementando o 2FA (Two-Factor Authentication ou autenticação de dois fatores), uma evolução importante para a segurança dos dados processuais. No entanto, ao pedir a autenticação por código único enviado por e-mail, os robôs do Astrea ficam impossibilitados de fazer o acompanhamento automático dos processos.

Para continuar com esse acompanhamento, é necessário adicionar o seu certificado digital no Astrea.

Neste artigo, você vai aprender:

  • Qual o formato do certificado digital solicitado pelo Astrea e onde conseguir

  • Como adicionar o certificado digital

  • Como excluir o certificado digital

Qual o formato do certificado digital solicitado pelo Astrea e onde conseguir

O Astrea aceita somente o certificado digital no formato A1 para pessoa física (CPF). Outros formatos, como o A3, não são aceitos. Caso ainda não tenha o certificado A1, você pode emitir o seu com qualquer uma das Autoridades Certificadoras (ACs) reconhecidas pela ICP-Brasil.

Para facilitar sua obtenção do certificado, firmamos uma parceira com a Certisign, uma empresa que, assim como a Aurum, possui muitos anos no mercado e tem a segurança que você precisa para gerar um documento tão importante. Clicando no botão abaixo, você ganha até 30% de desconto para gerar o seu certificado. O desconto já estará aplicado no valor final.

Importante: vale ressaltar que apenas o certificado digital e-CPF para Pessoa Física e no formato A1 é aceito no Astrea até o momento.

Caso faça seu documento com a Certisign, siga os passos abaixo para não cometer erros.

Passo 1: ao abrir o site depois de clicar no botão acima, você deve selecionar o tipo de certificado. Selecione ‘Certificado digital e-CPF para Pessoa Física’.

Passo 2: depois, você precisa escolher o armazenamento do seu documento. Clique em ‘A1 - No Computador’.

Passo 3: por fim, defina a validade que preferir para o certificado. Depois disso, o valor deve aparecer já com o desconto aplicado e você poderá prosseguir com a compra.

Como adicionar o certificado digital

O passo-a-passo a seguir poderá ser executado somente por pessoas com o perfil de 'Administrador' no Astrea.

Passo 1: no canto superior direito do Astrea, clique em ‘Administração’ (o ícone da engrenagem ⚙️).

Passo 2: acesse a aba ‘Certificado Digital’ e clique no botão azul ‘Adicionar certificado’.

Passo 3: leia os termos de uso, marque a caixa ‘Li e Aceito’ e depois clique no botão azul ‘Confirmar’.

Passo 4: nesta tela, preencha as informações necessárias:

  • Upload do certificado válido (em arquivo .pfx ou .p12)

  • Nome/ identificador e senha do certificado

  • UF e número da OAB

Depois de adicionar o arquivo e informar os dados, clique em ‘Salvar’.

Pronto! Se todas as informações adicionadas estiverem corretas, você passará a ver o seu certificado na aba ‘Certificado digital’. Note que o status dele está como ‘Ativo’, o que significa que ele poderá ser utilizado para o acompanhamento processual no TJSP e TJMS.

Por medidas de segurança, não é possível fazer o download do certificado digital adicionado ao Astrea, seja por você ou qualquer outra pessoa do escritório.

Importante: por enquanto essa seção tem espaço para apenas 1 certificado digital por escritório, e ele será utilizado apenas no acompanhamento processual de consultas Esaj com identificação do TJSP e TJMS.

Como o sistema armazena somente um certificado digital por escritório, sugerimos que a pessoa portadora desse certificado tenha amplo envolvimento nos processos vinculados ao TJSP e ao TJMS. Dessa forma, processos em segredo de justiça poderão ser consultados sem problemas.

Como excluir o certificado digital

Se por algum motivo (erro, validade expirada ou afins) você precisar excluir o certificado digital do Astrea, basta seguir os passos.

Passo 1: no canto superior direito do Astrea, clique em ‘Administração’ (o ícone da engrenagem ⚙️).

Passo 2: acesse a aba ‘Certificado Digital’, identifique o que deseja excluir e clique no ícone da lixeira (🗑️).

Passo 3: clique no botão azul ‘Confirmar’.


Caso você tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.

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