Os passos para adicionar processos pelo CNJ são muito fáceis. Entretanto só é possível se os processos forem em primeira instância e também não podem estar em segredo de justiça.

1. Para adicionar um processo pela Busca CNJ, basta clicar em 'Novo processo ou caso' na barra superior do Astrea e selecione a opção 'Busca de processo automática'

2. Selecione a opção 'Pelo número CNJ', digite o número do processo no campo logo abaixo e clique em 'Buscar processo'

3. Logo em seguida irá aparecer esse aviso na sua tela do Astrea informando que sua busca está sendo feita.

4. Quando a busca for finalizada, você deve acessar o 'Resultado de buscas', ele estará assim:

5. Em ‘Resultado de buscas de processos’, você poderá visualizar seu processo na guia de ‘Buscas individuais’. Nessa tela é possível acompanhar os status dos seus processos buscados. Quando o processo obtiver sucesso, estará identificado em azul com o status ‘Pronto para adicionar’:

6. Clique no botão 'Pronto para adicionar' para visualizar as informações trazidas do Tribunal sobre seu processo. Aproveite o momento para editar algumas informações e adicionar etiquetas.

💡Dica: caso o nome do cliente esteja errado, basta clicar na opção 'Sinalizar como cliente' nas Informações do Processo.

7. Após visualizar e confirmar as informações, clique em 'Adicionar'. Os processos adicionados ficam disponíveis no menu de 'Processos e casos'. Você pode acessar a ficha do processo e completa-la com valores, honorários, despesas, timesheets. Você também pode adicionar históricos, tarefas, eventos, documentos e demais informações para que seu processo fique completo.

8. Sempre que os processos individuais receberem alguma atualização do tribunal, você receberá um alerta na Central de Alertas e através do seu email (configurando as notificações em seu perfil). Todos os andamentos automáticos vindos do site do tribunal são vinculados automaticamente ao processo correspondente no Astrea.

💡Dica: Existem outros atalhos para adicionar processos individuais. Os passos para a busca e cadastro do processo são os mesmos. Apenas o botão de início que muda.

Opção 2: É possível adicionar um processo pela 'Área de trabalho':

Opção 3: através do menu 'Processos e casos'

Importante

Encontrou sua resposta?