Passar para o conteúdo principal
Como adicionar um novo contato no Astrea

Veja neste artigo como você pode cadastrar seus contatos, seja pessoa física ou jurídica, no Astrea.

Jackeline Chagas avatar
Escrito por Jackeline Chagas
Atualizado há mais de 4 meses

Na área de contatos, você pode cadastrar todos os seus clientes e contatos importantes, com o perfil de pessoa física ou jurídica, adicionando informações como telefone, e-mail, CPF ou CNPJ.

Neste artigo, você vai aprender como:

  • Adicionar uma pessoa física ou jurídica como contato

  • São exibidos os clientes e contatos no Astrea

  • Funciona o cadastro automático de contatos

Como adicionar uma pessoa física ou jurídica como contato

Passo 1: acesse o módulo de contatos na aba lateral do seu Astrea e clique no botão azul ‘Adicionar’ para inserir um novo contato.

💡 Dica: uma alternativa para o primeiro passo é clicar no ícone de soma () no canto superior direito do Astrea e selecionar a opção ‘Contato’.

Passo 2A (em caso de Pessoa Física): selecione a opção ‘Pessoa física’ no início da página e preencha as informações que desejar nas seções de ‘Informações pessoais’, ‘Informações complementares’ e ‘Documentação’. Indique no campo 'Perfil' se essa pessoa é um cliente ou um contato. Ao digitar o CEP o endereço é preenchido automaticamente. Por fim, clique no botão azul ‘Salvar’.

Passo 2B (em caso de Pessoa Jurídica): selecione a opção ‘Pessoa jurídica’ no início da página e preencha as informações que desejar nas seções de ‘Informações pessoais’, ‘Informações complementares’ e ‘Documentação’. Indique no campo 'Perfil' se essa pessoa é um cliente ou um contato. Ao digitar o CEP o endereço é preenchido automaticamente. Por fim, clique no botão azul ‘Salvar’.

💡 Dica: se o seu cliente ou contato for Pessoa Jurídica, é importante definir essa informação ao preencher o perfil para o sistema calcular os impostos a serem descontados ao lançar honorários para esse contato.

Além disso, na aba ‘Documentação’, você deverá indicar se o cliente/contato é optante pelo Simples nacional ou não. Essa configuração afeta os valores de impostos a serem descontados.

Como são exibidos os clientes e contatos no Astrea

Os tipos de contatos exibidos na lista de Contatos podem ser diferenciados pela cor do ícone:

  • Amarelo para usuário

  • Azul para cliente

  • Cinza para contato

Como funciona o cadastro automático de contatos

Ao cadastrar processos automáticos, todos os ‘clientes e contatos‘ envolvidos nos processos são cadastrados automaticamente no Astrea. Veja aqui como organizar seus contatos cadastrados automaticamente.


Caso você tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.

Estes artigos podem interessar a você:

Respondeu à sua pergunta?