Como adicionar um novo contato no Astrea?

Veja neste artigo como você pode cadastrar seus contatos, seja pessoa física ou jurídica, no Astrea.

Jackeline Chagas avatar
Escrito por Jackeline Chagas
Atualizado há mais de uma semana

Na área de contatos, você pode cadastrar todos os seus clientes e contatos importantes, com o perfil de pessoa física ou jurídica, adicionando informações como telefone, e-mail, CPF ou CNPJ.

Como adicionar uma pessoa física como contato

Clique no botão 'Adicionar contato', selecione tipo de contato a ser a ser cadastrado e preencha as informações do contato indicando no campo 'Perfil' se esse contato é um cliente ou um contato. Ao digitar o CEP o endereço é preenchido automaticamente.

Como adicionar uma pessoa jurídica como contato

Se o seu cliente ou contato for pessoa Jurídica, é importante definir essa informação ao preencher o perfil, pois ao lançar honorários para esse contato, o sistema irá calcular os impostos a serem descontados.

Na aba Documentação, você deverá indicar se o cliente/contato é optante pelo Simples nacional ou não. Essa configuração afeta os valores de impostos a serem descontados.

Como são exibidos os clientes e contatos

Os tipos de contatos exibidos na lista de Contatos podem ser diferenciados pela cor do ícone: amarelo para usuário, azul para cliente e cinza para contato.

Como fazer o cadastro automático

Ao cadastrar processos automáticos, todos os ‘clientes e contatos‘ envolvidos nos processos são cadastrados automaticamente no Astrea. Veja aqui como organizar seus contatos cadastrados automaticamente.

Nesse vídeo você encontra o passo a passo para cadastrar seus contatos no Astrea:

Respondeu à sua pergunta?