Na área de contatos, você pode cadastrar todos os seus clientes e contatos importantes, com o perfil de pessoa física ou jurídica, adicionando informações como telefone, e-mail, CPF ou CNPJ.
Neste artigo, você vai aprender como:
Adicionar uma pessoa física ou jurídica como contato
São exibidos os clientes e contatos no Astrea
Funciona o cadastro automático de contatos
Como adicionar uma pessoa física ou jurídica como contato
Passo 1: acesse o módulo de contatos na aba lateral do seu Astrea e clique no botão azul ‘Adicionar’ para inserir um novo contato.
💡 Dica: uma alternativa para o primeiro passo é clicar no ícone de soma (➕) no canto superior direito do Astrea e selecionar a opção ‘Contato’.
Passo 2A (em caso de Pessoa Física): selecione a opção ‘Pessoa física’ no início da página e preencha as informações que desejar nas seções de ‘Informações pessoais’, ‘Informações complementares’ e ‘Documentação’. Indique no campo 'Perfil' se essa pessoa é um cliente ou um contato. Ao digitar o CEP o endereço é preenchido automaticamente. Por fim, clique no botão azul ‘Salvar’.
Passo 2B (em caso de Pessoa Jurídica): selecione a opção ‘Pessoa jurídica’ no início da página e preencha as informações que desejar nas seções de ‘Informações pessoais’, ‘Informações complementares’ e ‘Documentação’. Indique no campo 'Perfil' se essa pessoa é um cliente ou um contato. Ao digitar o CEP o endereço é preenchido automaticamente. Por fim, clique no botão azul ‘Salvar’.
💡 Dica: se o seu cliente ou contato for Pessoa Jurídica, é importante definir essa informação ao preencher o perfil para o sistema calcular os impostos a serem descontados ao lançar honorários para esse contato.
Além disso, na aba ‘Documentação’, você deverá indicar se o cliente/contato é optante pelo Simples nacional ou não. Essa configuração afeta os valores de impostos a serem descontados.
Como são exibidos os clientes e contatos no Astrea
Os tipos de contatos exibidos na lista de Contatos podem ser diferenciados pela cor do ícone:
Amarelo para usuário
Azul para cliente
Cinza para contato
Como funciona o cadastro automático de contatos
Ao cadastrar processos automáticos, todos os ‘clientes e contatos‘ envolvidos nos processos são cadastrados automaticamente no Astrea. Veja aqui como organizar seus contatos cadastrados automaticamente.
Caso você tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.
Estes artigos podem interessar a você: