Você sabe que o Astrea é um grande aliado na gestão dos processos e atividades do escritório. Mas já pensou em usá-lo como uma ferramenta de marketing jurídico?
Isso mesmo! Você pode personalizar o Astrea para acompanhar o seu ritmo de atuação — até mesmo para o planejamento e produção de conteúdos para as redes sociais. Com uma estrutura organizada e centralizada em um só lugar, o sistema te ajuda a manter o calendário editorial em dia e otimiza seu tempo.
Preparamos um guia com dicas de como usar os módulos e funcionalidades do Astrea nessa missão. Confira!
Cadastrar o escritório como um cliente nos Contatos
Para as próximas etapas que vamos sugerir, será necessário um contato para atrelar as tarefas e atendimentos. Nossa dica é criar um contato administrativo com os dados do seu próprio escritório. Dessa forma, você organiza essas informações sem misturá-las com os dados de algum de seus clientes.
Vamos relembrar como cadastrar um contato no Astrea:
Acesse o módulo Contatos, no menu esquerdo da tela;
Clique no botão ‘Adicionar’;
Preencha o nome do seu contato — por exemplo, com o nome do escritório;
Clique no botão ‘Salvar’ e pronto! Contato criado.
👉 Se tiver dúvidas, consulte este artigo!
Criar uma lista de tarefas chamada "Redes sociais"
Ter uma lista de tarefas só para organizar as publicações do escritório nas redes sociais vai te ajudar a manter tudo centralizado, fácil de acessar e com prazos mais evidentes. Assim, você consegue acompanhar o que está planejado assim como monitora as atividades relacionadas aos seus processos no dia a dia.
Vamos relembrar como criar uma lista de tarefas no Astrea:
Na ‘Área de Trabalho', clique no botão 'Todas as listas’;
Nas opções disponíveis, selecione ‘Gerenciar listas';
Agora, clique no botão ‘Adicionar lista de tarefas';
Digite “Redes sociais” no campo e clique em ‘Salvar'.
👉 Se tiver dúvidas, consulte este artigo!
Criar etiquetas para as redes que for trabalhar
As etiquetas também são ótimas aliadas para a organização e localização das suas ações de marketing jurídico. A ideia aqui é criar uma tag para cada rede social com que vai trabalhar — por exemplo, Instagram, LinkedIn, Facebook etc. Com elas criadas, é possível fazer filtros mais específicos e encontrar as informações que deseja em bem menos tempo.
Vamos relembrar como criar etiquetas no Astrea:
Clique em qualquer tarefa que você já criou e localize o ícone das Etiquetas ;
Agora, selecione a opção 'Gerenciar etiquetas' e, na próxima página, clique no botão ‘Adicionar etiqueta';
Digite o nome da etiqueta que deseja usar e clique em salvar. Ela já estará pronta para usar!
👉 Se tiver dúvidas, consulte este artigo!
Fazer o planejamento mensal no módulo de Atendimentos
Embora o módulo de Atendimentos seja mais usado para acompanhar e documentar aquele primeiro contato com os clientes, ele pode ser adaptado para outros usos — neste caso, para registrar o planejamento das publicações nas redes sociais.
Assim que tiver em mente quais são os conteúdos que pretende desenvolver no mês, pode centralizar os títulos, prazos, orientações para responsáveis e o que mais for necessário nesse local. Confira um exemplo na imagem abaixo:
Vamos relembrar como abrir um atendimento no Astrea:
Acesse o módulo de Atendimentos, no menu esquerdo da tela;
Clique no botão ‘Adicionar';
Agora, preencha as informações: cliente (seu contato administrativo), assunto e registro do atendimento. Pode, inclusive, inserir uma etiqueta de ‘Redes sociais’ também;
Clique em ‘Salvar'.
👉 Se tiver dúvidas, consulte este artigo!
Criar uma tarefa para cada publicação
Aqui, você vai trabalhar da forma que faça mais sentido à sua realidade. A vantagem de criar uma tarefa para cada post é que você consegue inserir a data de publicação como o prazo fatal, mantendo-a no seu radar. Isso te permite acompanhar o status das atividades, manter o alinhamento com a equipe envolvida e, de fato, não deixar nenhum conteúdo para trás.
Lembrando que você pode criar a tarefa por diferentes locais no Astrea:
Pela ‘Área de trabalho', clicando no botão ‘Adicionar tarefa';
Estando em qualquer página do Astrea e clicando no ícone '+', no menu superior direito da tela, e depois em 'Tarefas';
Pelo módulo de Agenda, dessa vez no botão '+' em azul, no canto direito da tela;
Na ficha do atendimento, em 'Tarefas e eventos', clicando no ícone '+' e depois em 'Nova tarefa'.
👉 Se tiver dúvidas, consulte este artigo!
Usar os comentários das tarefas para alinhamento
E por falar em manter o alinhamento entre as pessoas envolvidas, aqui vai a dica de ouro. O Astrea permite a inclusão de comentários nas tarefas — e isso pode se tornar um verdadeiro canal de comunicação da sua equipe de conteúdo.
Sempre que houver uma dúvida, sugestão, ajuste no texto ou quiser compartilhar imagens para a publicação, use o campo de comentários da tarefa para registrar. Isso evita trocas desencontradas em outros canais (WhatsApp ou e-mail) e mantém todo o histórico de decisões no mesmo lugar em que o trabalho está acontecendo.
👉 Se tiver dúvidas, consulte este artigo!
💡 Dica: Inclusive, tanto a criação da tarefa quanto a inclusão dos comentários podem ser feitos pelo app Astrea. Assim, é possível incluir essas etapas na rotina até mesmo quando estiver fora do escritório, no caminho até uma audiência ou outro compromisso externo.
Incluir o timesheet para a gestão de tempo
Aqui vem um toque surpresa para finalizar. O timeseet pode ser usado para entender o tempo investido no planejamento e na produção dos conteúdos para redes sociais. Com isso, é possível registrar quantos minutos ou horas levou cada produção e ter mais controle sobre sua rotina.
Também é legal acompanhar a sua evolução. Se for algo com que você não tem nenhuma familiaridade, vai reparar que, no começo, tudo leva mais tempo. Já com a prática, dá para finalizar as atividades com maior agilidade. Consegue avaliar até se há tarefas que precisam ser delegadas ou terceirizadas, pois ocupam uma parte muito extensa da sua agenda.
Para calcular o tempo gasto, nossa dica é usar o cronômetro timesheet, que fica no menu superior direito do Astrea.
👉 Se tiver dúvidas, consulte este artigo!
Gostou das dicas para usar o Astrea além da gestão jurídica? Ao adaptar o sistema para sua estratégia de marketing, você conquista maior controle e centraliza as informações em um só lugar. Com isso, sobra mais tempo para focar em criar conexões com seus clientes e fortalecer a presença digital do seu escritório.
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