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Como emitir um boleto no Astrea

A ferramenta permite que você cobre seus clientes de maneira fácil e profissional

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Escrito por Erico Fernandes
Atualizado há mais de uma semana

Neste artigo você vai aprender a:

  • Como emitir um boleto

  • Quais são as informações necessárias para emitir boletos

  • Informações sobre vencimento, juros e multa.

  • Informações da validação antifraude

Para emitir os boletos no Astrea, você precisa antes credenciar uma conta bancária. Basta seguir os passos descritos no artigo Como se Credenciar para Emitir Boletos no Astrea  e você já está apto para seguir os passos abaixo.

No menu Financeiro, na aba de Lançamentos, é possível emitir boletos bancários para seus clientes. Essa ação é possível através da nossa integração com o PJBank. Para gerar um boleto, siga os passos abaixo: 

Como emitir um boleto ao adicionar uma Entrada no Financeiro

1. Na lateral esquerda, clique no menu ‘Financeiro’

2. Em seguida, no botão ‘Adicionar’ e depois ‘Entrada’

3. Quando abrir a nova tela, preencha os campos para adicionar entrada. O valor mínimo para gerar um boleto é de R$ 7.50.

  • A receber: os boletos só podem ser lançados se esta opção for selecionada. No lado direito, selecione o banco que esteja apto para emitir os boletos

  • A receber em: selecione a data de vencimento do boleto

  • Tipo: selecione se o boleto será uma ‘entrada avulsa’, um ‘adiantamento de despesa’ ou um ‘honorário’

  • Recebida de: digite o nome do cliente ou da pessoa que será responsável por pagar o boleto

  • Descrição: este campo é para informar sobre o que se trata a cobrança. Essa informação constará no boleto encaminhado ao cliente.

  • Valor: coloque o valor que será cobrado do seu cliente no boleto.

  • Classificação: escolha de qual categoria e centro de custo é a cobrança do boleto. Caso você já tenha selecionado como um ‘Adiantamento de despesa’ ou ‘Honorário’, o campo Categoria será preenchido automaticamente. 

  • Repetir lançamento mensalmente por: caso essa cobrança se repita por alguns meses, insira no campo o número de vezes que esse valor se repetirá. As datas de vencimentos serão no dia do mês escolhido no campo ‘A receber em’.

4. Clique no botão ‘Adicionar e gerar boleto’

5. Uma janela abrirá para você inserir ou confirmar os dados do seu cliente 

6. Além dessas informações, o cartão mostrará mais uma vez os dados do boleto:

  • Vencimento: data em que o boleto deve vencer. Essa informação não pode mais ser alterada.

  • Valor: valor que será cobrado para seu cliente no boleto. Essa informação não pode mais ser alterada.

  • Juros Mensal: digite o juro que seu cliente pagará caso atrasar o pagamento do boleto. Este campo não é obrigatório.

  • Multa por Atraso:  digite o valor de multa que seu cliente pagará caso atrasar o pagamento do boleto. Este campo não é obrigatório.

  • Instrução: descreva para seu cliente do que se tratam os pagamentos, juros e multa que constam no boleto bancário. 

7. Clique em ‘Gerar boleto’

Importante: Ao se credenciar, o PJBank transfere (TED) R$0,01 para a conta credenciada para confirmar se os dados bancários estão corretos. O objetivo é garantir que o valor dos boletos que você emitir caiam na sua conta corretamente. Caso a TED retorne, o PJBank entrará em contato por e-mail para confirmar suas informações. Por questão de segurança, o valor total do boleto será repassado para a sua conta somente após a validação junto ao banco credenciado no Astrea. 

O PJBank poderá, também, querer confirmar alguns dados por motivos de segurança e como parte de sua política antifraude. Esse procedimento pode ocorrer de duas formas:

  • Cadastro como Pessoa Jurídica: se necessário, o PJBank poderá entrar em contato para validar algumas informações suas e/ou do seu banco.

  • Cadastro como Pessoa Física: para confirmar seus dados, você vai receber um e-mail do nosso parceiro PJBank pedindo para você enviar uma foto da carteirinha da OAB e uma foto do certificado de regularidade da OAB que pode ser adquirido de forma gratuita nos sites da OAB do seu estado. Você tem até 10 dias corridos para que os dados sejam enviados, durante esse período você receberá o pagamento dos boletos normalmente. Após o prazo, caso você não envie os documentos, sua conta no PJBank é bloqueada. 

 

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