Todas as coleções
Configurações do sistema
O que é a Autenticação em Dois Fatores e como saber se está configurada
O que é a Autenticação em Dois Fatores e como saber se está configurada

Veja neste artigo sobre o que é a autenticação em dois fatores e como os robôs do Astrea se adaptaram a ela

Erico Fernandes avatar
Escrito por Erico Fernandes
Atualizado há mais de uma semana

Com a implementação da autenticação em dois fatores no TJPR Projudi, o Astrea passou a se adaptar a essa camada de proteção para que seus processos continuem sendo monitorados com ainda mais segurança.

Neste artigo, você vai saber mais sobre o que é a autenticação em dois fatores e como garantir o recebimento dos seus andamentos e intimações do TJPR Projudi.

O que é a Autenticação em Dois Fatores?

A autenticação em dois fatores é uma medida de segurança utilizada por diversos sites e aplicativos, e que está sendo implementada por sites de tribunais brasileiros para que o usuário precise se identificar de duas formas diferentes, evitando o acesso a uma conta mesmo que a senha seja descoberta. Além do login padrão com CPF e senha, o site do tribunal também exige um código de segurança necessário para completar o login.

Para que o Astrea continue entregando os andamentos e intimações de tribunais mesmo com a autenticação em dois fatores, é preciso que você primeiro descadastre a autenticação seguindo o passo a passo abaixo.

Como saber se tenho a autenticação cadastrada?

Para garantir que o robô do Astrea tenha acesso ao site do tribunal, você precisa primeiro saber se já não há uma autenticação cadastrada seguindo os passos abaixo.

1. Faça o login com seu CPF e senha no site do TJPR Projudi.

2. Após o login, caso a página solicite um Token, você precisa se descadastrar seguindo o tópico “Como descadastrar a autenticação?”. Mas se a página tiver um QR Code, a autenticação não está configurada e você pode seguir para o tópico “Como fazer com que o Astrea cadastre a autenticação?”.

Como descadastrar a autenticação?

Para descadastrar a autenticação, seja para voltar a acessar pelo login padrão ou para que o robô do Astrea tenha acesso e configure automaticamente, você deve seguir os seguintes passos.

1. Faça o login com seu CPF e senha no site do TJPR Projudi.

2. Clique em “Não tem o código autenticador?”

3. Preencha o seu CPF, senha e e-mail cadastrado no Projudi e clique em “Confirmar”

4. Continue a exclusão do Token clicando em “Confirmar”

5. Acesse o e-mail de confirmação enviado pelo sistema na sua caixa de entrada

6. Confirme que deseja a remoção do Token no link do e-mail

❗ Importante: ao desconfigurar a autenticação do sistema, o robô do Astrea perde o acesso e você passa a não receber os andamentos automáticos dos processos daquele tribunal.

Como fazer com que o Astrea cadastre a autenticação?

Com a confirmação do descadastrada, você deve confirmar que os robôs do Astrea poderão refazer o cadastro da autenticação. Esse processo pode mudar e depende se você tem a busca pelo TJPR cadastrada no seu Astrea:

  • Se você tem um processo vinculado ao TJPR Projudi no seu Astrea, o robô vai configurar a autenticação e buscar seus andamentos e intimações automaticamente.

  • Se você ainda tem um processo vinculado ao TJPR Projudi, você deve vincular pelo Astrea seguindo um dos artigos a seguir para receber andamentos automáticos.

Assim que a autenticação em dois fatores estiver configurada, o acesso através do login com CPF e senha vai poder ser feito apenas pelos robôs do Astrea. Para que você acesse seus processos diretamente pelo site, será necessário fazer o login através do Certificado Digital, como mostrado abaixo.

Caso você deseje voltar a acessar o manual pelo login padrão ou tenha algum problema de autenticação inválida, será necessário desconfigurar o acesso do Astrea novamente.

Se você tiver alguma dúvida sobre a autenticação em dois fatores, veja nosso artigo de Perguntas Frequentes relacionadas ao assunto.

Respondeu à sua pergunta?