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Conheça o app Portal do Cliente do Astrea
Conheça o app Portal do Cliente do Astrea

Veja neste artigo como funciona o app que permite clientes verem seus processos e enviar documentos necessários.

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Escrito por Lucas Ferreira da Silva
Atualizado há mais de uma semana

Com o aplicativo Portal do Cliente, os clientes dos escritórios que usam o software jurídico Astrea possam acompanhar o progresso dos seus processos e enviar documentos pelo celular. Ele está disponível para os escritórios que estão nos planos Smart, Company e VIP.

Neste artigo, você vai aprender como:

  • Habilitar o acesso ao app Portal do Cliente

  • Instruir os clientes a baixarem o app em seus dispositivos

  • Instruir os clientes a acompanharem seus processos por lá

  • Acompanhar o envio de documentos pelo aplicativo

Importante: o seu cliente poderá fazer o download do app Astrea - Portal do Cliente de forma gratuita acessando a App Store ou o Google Play.

Como habilitar o acesso ao app Portal do Cliente?

Para que o cliente tenha acesso ao app Portal do Cliente, ele deve possuir uma ficha de contato no Astrea do advogado e pelo menos um e-mail cadastrado.

Então você deve acessar a ‘Administração’ por meio do ícone de engrenagem no canto superior direito. Depois ir até ‘Acesso’ e ‘Clientes’, onde vai encontrar e clicar no texto ‘Adicionar acesso para cliente’, como na imagem abaixo.

Uma tela irá se sobrepor, e nela você deve habilitar o acesso ‘Padrão’ para que o cliente tenha acesso ao app Portal do Cliente, além de preencher com o nome e e-mail dele e escolher quais informações devem ser mostradas lá.

Após enviar o convite de acesso padrão para o cliente, ele receberá um e-mail na caixa de entrada com um link para criar sua senha.

Ao clicar no link, ele irá para a tela abaixo e deverá definir sua senha. Assim o e-mail utilizado na ficha daquele cliente e a senha escolhida são utilizados para acessar o app Portal do Cliente.

Para saber mais sobre como dar acesso a um cliente aos processos dele no Astrea, acesse o artigo: Como um cliente pode visualizar seus processos no Astrea?

Como instruir os clientes a baixarem o app?

Para seu cliente fazer o download do aplicativo, primeiro ele precisa saber se o seu dispositivo tem o sistema operacional Android (Samsung, Xiaomi, Motorola, entre outros) ou iOS (Apple).

Se o dispositivo for Android: acesse este link ou abra o aplicativo ‘Play Store’ e pesquise ‘Astrea - Portal do Cliente’, como mostra na imagem abaixo. Por fim, clique no botão ‘Instalar’.

Se o dispositivo for iOS: acesse este link ou abra o aplicativo ‘App Store’ e pesquise ‘Astrea - Portal do Cliente’, como mostra na imagem abaixo. Por fim, clique no botão ‘Instalar’.

💡 Dica: preste atenção no nome do aplicativo e principalmente no ícone dele, para não confundir com outros aplicativos da loja.

Como instruir os clientes a acompanharem seus processos?

No aplicativo, depois de ter seu acesso habilitado, o cliente pode acompanhar os processos e casos que estão relacionados a ele no Astrea do escritório, podendo ver os andamentos automáticos e históricos manuais, além de documentos vinculados. Para isso, ele deve seguir os passos abaixo:

Passo 1: na tela inicial do app, identifique o módulo de ‘Processos e Casos’ e clique no botão ‘Acessar’.

Passo 2: encontre o processo ou caso desejado e clique em ‘Visualizar processo’. Agora, o cliente pode navegar pelas abas da ficha do processo.

Na ficha do processo, o cliente pode ver diversas informações, como:

  • Dados do processo: detalhes principais do processo, como número, juízo e foro

  • Andamentos: informações sobre progresso do processo, como grau, andamentos automáticos e históricos manuais

  • Documentos: arquivos, imagens e outros tipos de documentos relacionados ao processo

💡Dica: a aba de 'Andamentos' é onde o cliente pode ver as atualizações em relação ao processo, inclusive com comentários dos advogados do escritório para cada informação enviada pelo tribunal.

Como funciona o envio de documentos pelo aplicativo?

No app Portal do Cliente, também é possível instruir o seu cliente a mandar os documentos necessários para o cadastro (como o RG, comprovante de residência e outros) de uma maneira segura e organizada, do aplicativo para a ficha de cadastro no Astrea. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1: no app do Portal do Cliente, identifique a seção ‘Seu perfil’ e clique no botão ‘Acessar’.

Passo 2: depois, clique no ícone de soma () no canto superior da tela, descreva qual documento está mandando e clique em ‘Adicionar documento’ para selecionar. Por fim, clique em ‘Continuar’ para fazer o envio.

Para saber mais sobre o envio de documentos pelo aplicativo, acesse o nosso artigo na Central de Ajuda.


Caso você tenha alguma dúvida sobre o app Portal do Cliente, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.

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