Com o aplicativo Portal do Cliente, os clientes dos escritórios que usam o software jurídico Astrea possam acompanhar o progresso dos seus processos e enviar documentos pelo celular. Ele está disponível para os escritórios que estão nos planos Smart, Company e VIP.
Neste artigo, você vai aprender como:
Habilitar o acesso ao app Portal do Cliente
Instruir os clientes a baixarem o app em seus dispositivos
Instruir os clientes a acompanharem seus processos por lá e visualizarem os andamentos traduzidos por IA
Acompanhar o envio de documentos pelo aplicativo
❗Importante: o seu cliente poderá fazer o download do app Astrea - Portal do Cliente de forma gratuita acessando a App Store ou o Google Play.
Como habilitar o acesso ao app Portal do Cliente?
Para que o cliente tenha acesso ao app Portal do Cliente, ele deve possuir uma ficha de contato no Astrea do advogado e pelo menos um e-mail cadastrado. Então clique no botão abaixo ou acesse a ‘Administração’ por meio do ícone de engrenagem no canto superior direito e depois vá até ‘Acesso’.
Lá, selecione a aba e ‘Clientes’, onde você vai encontrar e clicar no texto ‘Adicionar acesso para cliente’, como na imagem abaixo.
Uma tela irá se sobrepor, e nela você deve habilitar o acesso ‘Padrão’ para que o cliente tenha acesso ao app Portal do Cliente, além de preencher com o nome e e-mail dele e escolher quais informações devem ser mostradas lá.
Após enviar o convite de acesso padrão para o cliente, ele receberá um e-mail na caixa de entrada com um link para criar sua senha.
Ao clicar no link, ele irá para a tela abaixo e deverá definir sua senha. Assim o e-mail utilizado na ficha daquele cliente e a senha escolhida são utilizados para acessar o app Portal do Cliente.
Para saber mais sobre como dar acesso a um cliente aos processos dele no Astrea, acesse o artigo: Como um cliente pode visualizar seus processos no Astrea?
Como instruir os clientes a baixarem o app?
❗ Importante: caso queira enviar instruções para o seu cliente sobre como baixar e utilizar o app Portal do Cliente, criamos este artigo que você pode compartilhar com ele.
Para seu cliente fazer o download do aplicativo, primeiro ele precisa saber se o seu dispositivo tem o sistema operacional Android (Samsung, Xiaomi, Motorola, entre outros) ou iOS (Apple).
Se o dispositivo for Android: acesse este link ou abra o aplicativo ‘Play Store’ e pesquise ‘Astrea - Portal do Cliente’, como mostra na imagem abaixo. Por fim, clique no botão ‘Instalar’.
Se o dispositivo for iOS: acesse este link ou abra o aplicativo ‘App Store’ e pesquise ‘Astrea - Portal do Cliente’, como mostra na imagem abaixo. Por fim, clique no botão ‘Instalar’.
💡 Dica: preste atenção no nome do aplicativo e principalmente no ícone dele, para não confundir com outros aplicativos da loja.
Como instruir os clientes a acompanharem seus processos e visualizarem os andamentos traduzidos por IA?
No aplicativo, depois de ter seu acesso habilitado, o cliente pode acompanhar os processos e casos que estão relacionados a ele no Astrea do escritório, podendo ver os andamentos automáticos e históricos manuais, além de documentos vinculados. Para isso, ele deve seguir os passos abaixo:
Passo 1: na tela inicial do app, identifique o módulo de ‘Processos e Casos’ e clique no botão ‘Acessar’.
Passo 2: encontre o processo ou caso desejado e clique em ‘Visualizar processo’. Agora, o cliente pode navegar pelas abas da ficha do processo.
Na ficha do processo, o cliente pode ver diversas informações, como:
Dados do processo: detalhes principais do processo, como número, juízo e foro
Andamentos: informações sobre progresso do processo, como grau, andamentos automáticos e históricos manuais
Documentos: arquivos, imagens e outros tipos de documentos relacionados ao processo
💡Dica: a aba de 'Andamentos' é onde o cliente pode ver as atualizações em relação ao processo, inclusive com comentários dos advogados do escritório para cada informação enviada pelo tribunal.
Se seu escritório possui os planos Smart, Company ou VIP com créditos ativos para traduções com IA (se não sabe como habilitar créditos de IA nos contatos, confira este artigo), você pode oferecer ao cliente os andamentos automáticos traduzidos para uma linguagem mais acessível através da nossa IA. Tudo isso direto pelo app Portal do Cliente. Para visualizar isso, peça para ele seguir os passos abaixo:
Passo 1: depois de acessar o módulo de ‘Processos e Casos’, encontre o processo ou caso e toque em ‘Visualizar processo’.
Passo 2: toque na aba ‘Andamentos’. Os textos traduzidos por IA aparecem junto do ícone de uma varinha mágica (🪄), como na terceira imagem.
Como funciona o envio de documentos pelo aplicativo?
No app Portal do Cliente, também é possível instruir o seu cliente a mandar os documentos necessários para o cadastro (como o RG, comprovante de residência e outros) de uma maneira segura e organizada, do aplicativo para a ficha de cadastro no Astrea. Para isso, basta seguir os passos abaixo:
Passo 1: no app do Portal do Cliente, identifique a seção ‘Seu perfil’ e clique no botão ‘Acessar’.
Passo 2: depois, clique no ícone de soma (➕) no canto superior da tela, descreva qual documento está mandando e clique em ‘Adicionar documento’ para selecionar. Por fim, clique em ‘Continuar’ para fazer o envio.
Para saber mais sobre o envio de documentos pelo aplicativo, acesse o nosso artigo na Central de Ajuda.
Caso você tenha alguma dúvida sobre o app Portal do Cliente, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.
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