Você realizou uma busca por seus processos automáticos com o seu número de OAB mas a busca falhou?
Neste artigo, você vai aprender as possíveis causas dessas falhas:
Os parâmetros de busca estão errados
O site do tribunal está congestionado
Os mecanismos de busca do Astrea quebraram por conta de mudanças no site do tribunal
O site do tribunal não possui a opção de busca OAB
Existem muitos processos em um mesmo tribunal
Os processos estão em segredo de justiça ou com certificação digital
Existem poucos processos no tribunal
Problemas internos no Astrea
❗ Importante: vamos explicar caso a caso abaixo, mas é importante pontuar que em qualquer situação, você pode contar com nossa equipe de Suporte para te ajudar. Basta entrar em contato pelo chat.
Causa 1: os parâmetros de busca estão errados
Um dos motivos mais comuns é quando os dados inseridos não conferem. Cada tribunal tem parâmetros de busca diferentes, por isso é importante adicionar as informações corretas para que sua busca tenha sucesso.
Todas as pesquisas vão pedir o número da OAB, a UF (Unidade Federativa) e o nome do tribunal. Mas, de acordo com o tribunal escolhido, na última etapa de busca as informações pedidas variam. Por exemplo, no TRT-01, é pedido o tipo de pesquisa e a vara.
Enquanto isso, no TRF-01, as informações necessárias são o tipo de pesquisa, a seção e a situação.
💡 Dica: ao realizar uma busca por OAB, busque seus processos ativos ou que ainda possam receber andamentos. Além de agilizar a busca, isso vai consumir menos créditos automáticos. Processos baixados podem ser cadastrados manualmente ou adicionados por busca automática e depois desvinculados do tribunal para economizar seus créditos.
Causa 2: o site do tribunal está congestionado
Alguns tribunais recebem um número elevado de acessos todos os dias, o que causa congestionamento e impede o acesso às informações, provocando também instabilidade e prejudicando não só as buscas, mas também as atualizações dos processos já cadastrados no Astrea.
Nessas situações, recomendamos realizar as buscas em horários alternativos (fora do horário comercial ou nos finais de semana).
Causa 3: os mecanismos de busca do Astrea quebraram por conta de mudanças no site do tribunal
Para desenvolver um novo mecanismo de busca para a captação de processos no site do tribunal, nossos desenvolvedores estudam minuciosamente o site do tribunal para construir os robôs que vão trazer as informações para o Astrea.
Quando o site do tribunal sofre qualquer tipo de mudança (um novo campo é acrescentado ou modificado, o layout do site muda, o site muda de cor, entre outros) isso afeta diretamente os robôs, quebrando as buscas.
Os sites dos tribunais são constantemente monitorados para avisar sempre que uma mudança ocorre e afeta nossos robôs. Mas dependendo da mudança, o restabelecimento do serviço pode levar um tempo maior que o esperado, pois novos robôs precisam ser desenvolvidos para que as buscas voltem a funcionar normalmente.
Causa 4: o site do tribunal não possui a opção de busca OAB
Alguns tribunais não possuem a opção de busca de processos em lote, ou pelo número da OAB. Nesse caso, você ainda pode realizar a busca individual de processos.
Causa 5: quando existem muitos processos em um mesmo tribunal
Tem situações em que existem muitos processos vinculados a uma OAB, mas nossos robôs não conseguem localizar. Nesse caso existem duas alternativas: colocar mais parâmetro no filtro de busca (exemplo, ano inicial mais recente) ou adicionar manualmente os processos e vinculá-los em lote.
Causa 6: processos em segredo de justiça ou com certificação digital
Os processos em segredo de justiça (que precisam da senha de acesso) podem ser localizados ao incluir a senha do processo (ou a senha do advogado, dependendo dos parâmetros de busca do processo) ou ainda cadastrados manualmente enquanto o acompanhamento das atualizações pode ser feito através das publicações. Veja mais detalhes nesse artigo.
Já os processos que tem certificação digital não podem ser localizados pelo Astrea, pois possuem recursos de segurança como token (pendrive) e cartão de acesso que não podem ser copiados ou acessados por programas de terceiros, como o caso do Astrea. Neste caso, sugerimos inserir os processos manualmente e acompanhar as atualizações através das publicações (caso o tribunal possibilite esse tipo de acompanhamento).
Causa 7: existem poucos processos no tribunal
Se você tem menos de 5 processos vinculados à sua OAB em um mesmo tribunal, recomendamos que realize a busca individual. Ao tentar realizar a busca OAB, em alguns casos, os robôs podem não localizar os seus processos.
Causa 8: problemas internos no Astrea
Em casos raros, as buscas podem ser afetadas quando ocorre alguma instabilidade em nossa infraestrutura, que pode ocorrer devido ao grande número de buscas realizadas e causam sobrecarga no sistema. Normalmente, essa instabilidade é temporária.
Caso você tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.
Estes artigos podem interessar a você: