Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesProcessos, Casos e Atendimentos
Perguntas Frequentes sobre Processos, Casos e Atendimentos do Astrea

Perguntas Frequentes sobre Processos, Casos e Atendimentos do Astrea

Saiba como liberar créditos automáticos, buscar Processos em Segredo de Justiça e definir a privacidade de seus Processos

João Lucchese avatar
Escrito por João Lucchese
Atualizado essa semana

Como funciona a busca de processos no Astrea? E quando usar cada uma delas?

Além da adição manual dos processos, você pode incluí-los de forma mais automatizada, puxando as principais informações sobre eles diretamente dos tribunais. Para isso, existem três formas de busca disponíveis:

  • Pelo número CNJ: nesta, você insere o número do processo e o Astrea faz a pesquisa. É uma busca mais direcionada para processos de primeiro grau, que não estejam sob Segredo de Justiça;

  • Seleção de tribunal / órgão: é a busca que permite acessar informações restritas por meio do acesso ao sistema do tribunal ou com alguma especificidade, a exemplo dos que costumam ter dados sigilosos. Porém, não é limitada a processos sob Segredo de Justiça, podendo ser usada para processos públicos e consultas em graus superiores, além das consultas administrativas. É a opção mais indicada, por ser rápida e precisa;

  • Em lote pela OAB: é o tipo de busca mais abrangente. Por isso, há mais chances de vir processos já arquivados, além dos ativos. Também é bom lembrar que nem todos os tribunais contam com buscas em lote.

Quais as diferenças entre processos, casos e atendimentos no Astrea?

Você já deve ter mais familiaridade com os processos, sobretudo porque alguns deles já são levados ao seu Astrea após o cadastro na OAB na tela inicial. São todas ações judiciais que, quando cadastradas e vinculadas aos tribunais, permitem o recebimento automático de andamentos e movimentações.

Mas você pode organizar o seu Astrea com a ajuda de casos e atendimentos também. Veja alguns exemplos de como usar cada um deles:

  • Caso: são mais usados para processos extrajudiciais, que não terão vínculo com o tribunal, e para consultorias. Também pode ser usado para cadastrar contratos imobiliários, de compra e venda de bens, entre outros;

  • Atendimento: aqui, você pode registrar as informações do primeiro contato com um potencial cliente. Por exemplo, se alguém procura seu escritório com a intenção de contratar seus serviços, este é o local mais indicado para adicionar o que foi discutido, anotar os dados pessoais necessários e até propostas feitas.

💡 Dica: o interessante de começar o registro de informações do potencial cliente pelo Atendimento é a possibilidade de vinculá-lo a um Caso ou Processo posteriormente. Dessa forma, você terá a documentação das queixas desde o primeiro contato, mostrando profissionalismo ao seu cliente e colaborando para a continuidade das próximas atividades relacionadas. Saiba como fazer isso!

Como posso liberar créditos para novos processos automáticos?

É bem simples! Basta acessar um processo adicionado no Astrea e, no canto superior direito, clicar nos três pontinhos e na a opção 'Desvincular do tribunal'. Desta forma o crédito ficará disponível para adicionar outro processo.

❗️Importante: quando um processo é desvinculado, ele não deixa de receber os andamentos automáticos. Por isso, tenha certeza de que o processo foi realmente encerrado no tribunal, para não perder nenhuma atualização relevante.

Como buscar os Processos que estão em Segredo de Justiça?

No Astrea é possível realizar a consulta e a adição de processos em sigilo no Tribunal. Geralmente, as informações que podem ser pedidas juntamente com o número processual são:

  • CPF do advogado;

  • Senha do advogado (sistema do tribunal);

  • Senha do processo;

  • Login do advogado (sistema do tribunal);

❗️ Importante: não é possível buscar os processos PJe acessando com certificado digital (Token) pela busca automática. Mas você ainda pode cadastrá-los de forma manual no Astrea.

Como definir quem pode visualizar determinados Processos no sistema?

Caso deseje que apenas um determinado grupo de pessoas acesse determinados processos, você pode alterar o tipo de acesso dentro do processo em questão.

Para isso, abra o processo desejado, clique nos três pontinhos do canto superior direito e selecione a opção ‘Editar'. Abrirá uma tela de edição e, ao final dela, escolha entre as três opções abaixo:

  • Público: todos os usuários poderão visualizar o processo;

  • Privado: somente seu usuário poderá visualizar o processo;

  • Equipe: apenas usuários determinados poderão visualizar o processo. Ao escolher esta opção, você pode escolher qual equipe será responsável, entre as que já foram criadas no seu Astrea, e ainda indicar os envolvidos no processo em questão.

Como eu faço para acompanhar os andamentos do processo?

Os andamentos automáticos ficam na aba de Histórico do processo e, a cada nova atualização, a movimentação é adicionada a esse local.

Mas há uma alternativa para esse acompanhamento. Pelo módulo de ‘Alertas', procure pela aba ‘Andamentos’ ou pela aba ‘Importantes'. Neste última, você encontra os andamentos considerados mais importantes – geralmente, os que podem exigir algum prazo ou atividade relacionada. Assim, você vê primeiro o que é mais urgente e/ou relevante.

Por que não estou recebendo os andamentos automáticos?

Quando você cadastra seus processos pela busca automática, eles já estão configurados para receber os andamentos automáticos. Mas se você fez o cadastro manual ou transformou um caso em processo, é preciso fazer o vínculo com o tribunal para receber as movimentações.

Se você já configurou corretamente e o problema ainda persiste, pode ser por conta de:

  • Mudança de instância: nesse caso, o processo muda consequentemente de tribunal e/ou de numeração, sendo necessário cadastrá-lo novamente;

  • Mudança para Segredo de Justiça: se o processo deixou de ser público, também é preciso fazer o novo cadastro;

  • Instabilidades: o site do tribunal ou o próprio Astrea pode estar passando por algum contratempo, por exemplo, por conta de uma sobrecarga de acessos. Nesses casos, é preciso aguardar o restabelecimento das operações. Em caso de dúvidas, nosso time de suporte está à disposição;

  • Alterações no site do tribunal: eventualmente, os tribunais passam por atualizações de seus sites, o que pode afetar diretamente os robôs do Astrea que fazem as buscas por processos. Nossos times estão acompanhando essas mudanças atentamente e sempre em busca de soluções para esses casos de quebra. Para entender melhor esse tipo de falha, leia nosso artigo sobre falha de conexão.


Caso você tenha alguma dúvida sobre o Astrea, entre em contato com o Suporte via chat para que possamos ajudar.

Estes artigos podem interessar a você:

Respondeu à sua pergunta?